4 dicas para evitar dor muscular depois do treino
Se acordar com dor depois de malhar pesado é uma realidade para você, saiba que esse incômodo, apesar de comum, não precisa ser uma regra.
A dor tem uma explicação: é uma reação inflamatória do músculo, que sofreu uma sobrecarga e, por consequência, micro lesões nas fibras musculares.
Porém, algumas práticas simples e fáceis de fazer em casa garantem uma recuperação rápida pós-treino – e sem ficar dolorido. Confira:
Leia também: Dicas para prevenir as cãibras
Tome um banho quente
Deixar a água quente do banho escorrer pelo corpo após o exercício é uma ótima tática para acelerar a recuperação. Isso porque, além de relaxante, o calor favorece a vasodilatação, que tem como consequência o aumento do fluxo sanguíneo e a circulação das células do sistema imune que atuarão no reparo do músculo.
Alongue-se
Mesmo não existindo evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a sensação dolorida da malhação, eles ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores.
Aposte nos alimentos certos
Anti-inflamatórios naturais como gengibre e açafrão podem ajudam a minimizar as dores, assim como os alimentos ricos em ômega-3, como abacate, salmão, nozes e linhaça. Consumir proteínas e carboidratos imediatamente após o exercício também pode ajudar a reparar qualquer músculo danificado, uma vez que fornece os aminoácidos e glicose necessários para a síntese de proteínas (construção muscular).
Descanse
A melhor receita para acabar com as dores musculares pós-treino é dar ao corpo o descanso que ele necessita para se recuperar. A dor é um fator protetor, se alguma parte do seu corpo dói é um alerta para proteger a região e não forçar mais para não machucar. Para dar o tempo para o músculo se recuperar, é importante intercalar treinos: se segunda-feira você malhou braço, deixe essa musculatura descansar no dia seguinte, treinando só perna.
Leia também: Exercício no frio queima mais calorias?