Slow carb e low carb: Entenda a diferença entre as dietas
Quem está tentando perder peso já deve conhecer – ou pelo menos ter ouvido falar sobre – as dietas slow carb e low carb. Assim, com tantas opções de dietas disponíveis atualmente pode ficar difícil entender qual a proposta de cada uma e qual delas melhor se encaixa no corpo, objetivo rotina e bem-estar de quem pretende emagrecer.
Dos programas alimentares mais buscados por quem quer perder peso hoje em dia, com certeza as dietas baixas em carboidratos estão entre as mais procuradas. Pois, essa metodologia ficou famosa por propor um consumo reduzido de carboidratos para diminuir os ponteiros da balança, e duas das que mais geram confusão são as dietas slow carb e low carb.
Como as duas propõem um consumo reduzido de carboidratos para diminuir os ponteiros da balança, é mais complicado compreender quais as diferenças e benefícios de uma e outra.
A diferença entre as dietas slow carb e low carb
A principal diferença se dá no nível de restrições de cada uma, sendo a low carb mais restritiva que a slow carb. Ou seja, ambas dietas apostam no consumo reduzido de carboidratos para garantir o emagrecimento.
Mas, uma quase elimina carboidratos da dieta (low carb), enquanto a outra seleciona carboidratos de melhor qualidade (slow carb), supondo que como são absorvidos lentamente, eles são mais saudáveis para o organismo.
Portanto, a dieta low carb pode limitar o consumo de carboidratos a até 5% da ingestão diária de macronutrientes. Ela visa um estado de cetose, em que o corpo queima as reservas de gorduras.
Por outro lado, a dieta slow carb não tenta eliminar os carboidratos, mas sim se concentrar em comer carboidratos que são absorvidos mais lentamente. Ou seja, diferente da low carb, ela não permite o consumo de frutas, nem mesmo aquelas com baixas quantidades de carboidratos.
Doces, biscoitos, batatas fritas, refrigerantes, a maioria dos cereais matinais e sucos de frutas devem ser evitados nos dois planos alimentares. Portanto, as duas dietas buscam atingir níveis mais estáveis de açúcar e insulina no sangue e reduzir os picos em ambos.
Por fim, a dieta low carb é muito mais rigorosa e requer mudanças drásticas na ingestão de alimentos.