Dieta líquida pode reverter diabetes tipo 2, revela estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
20 de Abril, 2023
Dieta líquida pode reverter diabetes tipo 2, revela estudo

Nos últimos 10 anos, o número de pacientes com diabetes aumentou cerca de 30% no Brasil. A forma mais comum da doença é o tipo 2, que atinge cerca de 95% das pessoas que têm diabetes. Contudo, algo que preocupa os portadores da doença é que o quadro ainda não tem cura. O tratamento é realizado através de mudanças no estilo de vida que podem atenuar os sintomas. Porém, um novo estudo publicado no site Diabetes UK aponta que pacientes que adotam uma dieta líquida com sopas e shakes podem obter a remissão da doença. Continue lendo e entenda.

Veja também: Diabetes tipo 2: o que é, principais sintomas e como prevenir

Detalhes do estudo 

Para comprovar a hipótese de remissão da diabetes tipo 2, os pesquisadores contaram com a participação de 195 pessoas que tinham a doença e passaram a ingerir a dieta líquida diariamente entre 12 a 20 semanas, sendo que as sopas e shakes  somavam 800 calorias por dia. 

Os resultados foram animadores. Ao final de dois anos de acompanhamento dos participantes, os pesquisadores notaram que quase a metade dos pacientes entrou em remissão da doença já no final do primeiro ano, o que representava cerca de 46% das pessoas. Já o outro grupo, obteve o mesmo resultado após dois anos de dieta líquida. Além disso, para testar a remissão a longo prazo, os pesquisadores convidaram uma parte do grupo de participantes inicial para um acompanhamento de mais 3 anos. 

Por fim, após esse acompanhamento, os participantes emagreceram, em média, 8,9 kg, e obtiveram melhora significativa na pressão arterial e nos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, segundo os pesquisadores, a reversão aconteceu devido a redução da gordura no pâncreas, algo que ajudou o organismo a recuperar a produção de insulina, que controla a glicemia taxa de açúcar do sangue. 

Portanto, a pesquisa indicou que, devido aos resultados promissores quanto ao comportamento e progressão da doença, isso significa que os pacientes não precisam mais usar medicamentos para diabetes para controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Além da dieta líquida, confira os melhores alimentos para quem tem diabetes

O que a pesquisa aponta é que a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis é determinante para evitar a progressão a doença. Contudo, além da dieta líquida, quem tem diabetes também pode apostar em outros alimentos para compor o cardápio. Confira a seguir:

1 – Alimentos ricos em fibras: Aveia, trigo integral, soja, chia

A quantidade de fibras presente nesses alimentos ajuda a manter estável o nível de glicose no sangue. Portanto, isso evita a temida hipoglicemia (glicemia muito baixa).

2 – Itens ricos em “gorduras saudáveis”: Salmão, abacate, chia, linhaça

Salmão, sardinha, arenque e anchova são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA. Portanto, esses alimentos trazem benefícios para a saúde do coração. Assim, obter o suficiente dessas gorduras regularmente é importante para evitar doenças cardíacas e derrames.

3 – Legumes e leguminosas: Feijão, soja, grão-de-bico, lentilhaervilha

Por serem ricos em vitaminas, antioxidantes e fibras, os dois grupos alimentícios são aliados tanto de quem já tem diabetes, quanto de quem deseja prevenir esse diagnóstico.

4 – Frutas 

Por fim, as frutas também podem ser aliadas na alimentação. Em especial, os morangos são ricos em antocianinas, antioxidantes que garantem a cor vermelha dessa frutinha. Assim, os morangos também contêm polifenóis, que são compostos vegetais benéficos com propriedades antioxidantes.

Referências: Diabetes UK. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte