Dieta de 17 dias: Método, saiba se funciona e como fazer

Alimentação Bem-estar
24 de Outubro, 2019
Dieta de 17 dias: Método, saiba se funciona e como fazer

A Dieta de 17 dias promete rápida perda de peso –  4 a 6 quilos nos primeiros 17 dias – por meio da eliminação de açúcar, alimentos à base de grãos, frutas e a maioria dos laticínios. Mas, será que a dieta de 17 dias funciona?

A metodologia promete acelerar o metabolismo e incentivar o corpo a queimar gordura, afirma seu criador, o médico americano Mike Moreno.

O plano fica um pouco menos restritivo em sua próxima fase de 17 dias, já que adiciona muitos dos alimentos que tinham sido eliminados. 

A dieta alcançou popularidade no início de 2010, após virar um livro, mas ainda recebe um fluxo constante de novos seguidores para se juntar aos seus devotos de longo prazo. 

Dr. Moreno hospeda um site detalhado da dieta com informações, recursos e receitas para iniciantes e para aqueles que seguem o programa há algum tempo.

Como funciona a Dieta de 17 dias

A dieta dos 17 dias tem quatro fases, ou “ciclos”, os três primeiros com 17 dias de duração. De acordo com o livro do Dr. Moreno:

Ciclo 1: Acelerar

Foi projetado para promover a rápida perda de peso, melhorando a saúde digestiva. Ajuda a limpar o açúcar do sangue para aumentar a queima de gordura e diminuir o armazenamento de tecido adiposo. 

Esse ciclo reduz um pouco a ingestão de carboidratos, mas elimina todo o açúcar, doces e carboidratos refinados, como pão e macarrão, substituindo-os principalmente por vegetais com baixo teor de carboidratos. 

É permitido ingerir um pouco de gordura na forma de azeite ou óleo de linhaça, além de quantidades livres de proteína magra. Alimentos probióticos como iogurte, kefir e tempeh também são incentivados.

Leia também: Conheça as frutas com baixo índice glicêmico

2: Ativar

É hora de redefinir o metabolismo por meio de uma estratégia que envolve aumentar e diminuir o consumo calórico para estimular a queima de gordura e ajudar a prevenir estabilidades. Nesse ciclo, alternam-se dias entre os alimentos mais restritivos do Ciclo 1 e os menos restritivos do Ciclo 2. Você pode ingerir tudo o que foi permitido no Ciclo 1, além de algumas carnes e peixes com mais gordura, grãos integrais, vegetais ricos em amido e legumes.

3: Alcançar

Essa fase busca desenvolver bons hábitos alimentares através da reintrodução de alimentos adicionais para aproximá-lo do seu objetivo de peso. Os alimentos do ciclo 3 incluem todos os dos dois primeiros ciclos, além de alguns tipos adicionais de carne mais gordurosa. Também é permitido consumir pães integrais, cereais ricos em fibras e massas integrais. Os legumes são ilimitados, e podem ser ingeridas duas porções de frutas diariamente. É permitido o consumo de bebidas alcoólicas com moderação.

Ciclo 4: Chegada

Serve para manter o peso desejado por meio de um programa de comer menos, mas que permite que você desfrute de suas comidas favoritas nos finais de semana enquanto comem saudavelmente durante a semana. Esse ciclo, que é aberto, exige comer apenas os alimentos permitidos nos três primeiros ciclos durante a semana e, em seguida, dar a si mesmo alguma liberdade de uma a três refeições e um pouco de álcool entre o jantar de sexta e o domingo.

Vantagens da Dieta dos 17 dias

Os ciclos da dieta dos 17 dias incluem vegetais saudáveis ​​e sem amido e proteínas magras. De fato, você pode ter quantidades ilimitadas de ambos em todas as fases da dieta. Isso deve ajudar a prevenir a fome nos primeiros dias.

Quem possui restrições alimentares, como doença celíaca, intolerância a laticínios ou alergia a nozes, não há problema em adotar o programa. As escolhas alimentares são amplas o suficiente para que se possa evitar itens alergênicos e ainda seguir a metodologia.

Para quem segue o plano à risca, o emagrecimento é quase garantido. Isso ocorre porque as calorias serão bastante limitadas, mesmo com o consumo de proteínas magras ilimitadas e vegetais sem amido. Então, é possível notar resultados na balança e no espelho rapidamente, o que pode ajudar a manter a motivação. 

Leia também: Proteína de soja é opção para substituir alimentos de origem animal

Desvantagens da Dieta dos 17 dias

Todo mundo precisa de fibra – de fato, as diretrizes alimentares recomendam a ingestão de 25 gramas de fibra por dia. É difícil obter tanta fibra na dieta de 17 dias sem tomar um suplemento, pois o programa elimina ou limita muitos alimentos fibrosos.

Será difícil seguir a dieta de 17 dias a longo prazo, simplesmente porque é muito diferente da maneira como comemos normalmente. Você não poderá fazer um lanche (a menos que seja fruta) ou ter uma refeição convencional. 

Também requer uma quantidade razoável de preparação de alimentos – mesmo que as receitas e os planos de refeições sejam bastante simples, será preciso cozinhar a maioria deles. 

Não há estudos científicos que comprovem que oscilar o consumo de calorias, consumindo grande quantidade calórica em um momento e compensando nos demais auxilia a acelerar o metabolismo.

Para consumir alimentos mais calóricos, por exemplo, aos finais de semana, é preciso que os adeptos de uma dieta precisam ter compreendido os princípios de uma rotina alimentar saudável. Esse conhecimento é geralmente obtido por meio de uma reeducação alimentar, o que não necessariamente acontecerá em 17 dias como proposto pelo Dr. Moreno.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!