Dieta de Okinawa: O que é, como fazer e benefícios

Alimentação Bem-estar
04 de Setembro, 2019
Dieta de Okinawa: O que é, como fazer e benefícios

A dieta mediterrânea recebeu muitos elogios em 2019, graças ao seu reconhecimento como o plano alimentar mais saudável do mundo. O fato de promover a longevidade é apoiado por muitos estudos e é um um plano relativamente fácil de seguir. Mas, pode ter surgido uma nova metodologia a altura do estilo de comer mediterrâneo. Conheça a dieta de Okinawa.

O que é

Originária de ilha de mesmo nome no Japão, a dieta de Okinawa é orientada pelas plantas, com a maioria dos nutrientes (incluindo carboidratos) provenientes de legumes, verduras e frutas disponíveis na região. Apenas 1% do cardápio é composto por peixe, menos de 1% composto por carnes magras e menos de 1% por leites, derivados e ovos.

A dieta que a população da ilha costuma seguir tem sido tema de estudo em diferentes partes do mundo. O motivo de tanta atenção é que foi constatado que as pessoas que vivem por lá têm uma expectativa de vida acima da média  – 100 anos, em comparação com o resto do Japão, com 84. Também, o número de vítimas de doenças do coração chega a ser 12 vezes menor em comparação a outros locais do planeta. 

A batata doce é a grande protagonista nos pratos e está presente em boa parte das refeições. Já o melão amargo, ou “goya”, é considerado a fruta mais característica da gastronomia local e uma das mais saudáveis, com propriedades que foram estudadas em pesquisas sobre câncer, diabetes e sistema cardiovascular.

As vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nas frutas, legumes e verduras variados é que promoverão uma vida mais longa (e saudável). A dieta também é conhecida por ser rica em vegetais amarelos e alaranjados, fontes comuns de carotenóides, nutrientes que ajudam a reduzir a inflamação, protegem a saúde ocular e aumentam a imunidade. 

Apesar de rica em vegetais, essa não é uma dieta vegetariana – ela apenas propõe uma redução no consumo de carne vermelha. A proteína vem de pequenas quantidades de peixe, carne de porco ocasionalmente e, principalmente de legumes e tubérculos. A soja também é um grande componente desse plano alimentar.

Diferente de dietas low carb como a keto, ela permite quantidades razoáveis ​​de carboidratos saudáveis, como frutas e vegetais. Sua descrição envolve uma proporção de 10: 1 de carboidratos por proteína, que pesquisadores descobriram consistentemente que é quase idêntica à proporção ideal de carboidratos e proteínas para a longevidade em ratos e outros animais.

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Porém, se você gosta de arroz e macarrão, a dieta de Okinawa pode não ser a mais indicada, pois libera um consumo muito baixo de carboidratos refinados, como pão, massas e doces.

Benefícios

Qualquer plano alimentar que exclua açúcar, carboidratos processados ​​e alimentos fritos ou industrializados pode otimizar a saúde e a longevidade. Porém, segundo pesquisa publicada no Journal of American College of Nutrition, a dieta de Okinawa tem benefícios para saúde comprovados, pois é anti-inflamatória, antioxidante e reduz assim o surgimento de doenças cardíacas e até alguns tipos de cânceres, como o de cólon, próstata e mama, além de deixar pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Leia também: Ranking: As melhores dietas para seguir em 2019

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva