Dieta da água: entenda como funciona e os riscos

Alimentação Bem-estar Saúde
11 de Setembro, 2023
Dieta da água: entenda como funciona e os riscos

Recentemente, a cantora Britney Spears, de 41 anos, falou sobre uma nova dieta que aderiu para emagrecer. Batizada de “dieta da água”, o plano alimentar inclui “um dia inteiro de jejum, bebendo apenas água”, escreveu a cantora nas redes sociais. Entretanto, vale lembrar que esse tipo de plano alimentar não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pode, inclusive, causar complicações de saúde.

Isso porque, segundo informações da OMS, um adulto precisa ingerir, em média, 2.000 a 2.400 calorias por dia. A alimentação adequada garante mais energia para o corpo e a falta dela pode causar fraqueza e comprometer os músculos. Entenda mais.

dieta da água

Leia mais: Sinais de desidratação: estou bebendo pouca água?

O que é a dieta da água?

A “dieta da água” pode se referir a diferentes abordagens de perda de peso que envolvem o consumo de água de várias maneiras para suprimir o apetite ou aumentar a perda de peso. No entanto, é importante destacar que não existe uma dieta específica chamada “dieta da água” reconhecida por profissionais de saúde como uma estratégia segura e eficaz para perda de peso a longo prazo. Além disso, a perda de peso saudável envolve uma combinação de alimentação equilibrada e atividade física regular.

Algumas maneiras pelas quais a água pode estar relacionada à perda de peso incluem:

  • Beber água antes das refeições: Algumas pessoas acreditam que beber um copo de água antes das refeições pode ajudar a reduzir o apetite e a ingestão calórica, tornando mais fácil comer porções menores.
  • Substituição de bebidas calóricas: Trocar bebidas calóricas, como refrigerantes, sucos e bebidas esportivas, por água pode reduzir a ingestão de calorias vazias, o que pode contribuir para a perda de peso.
  • Hidratação adequada: Manter-se hidratado é importante para a saúde geral e pode ajudar a evitar a confusão entre sede e fome. Às vezes, as pessoas podem comer quando, na verdade, estão com sede.
  • Água gelada: Alguns afirmam que beber água gelada pode aumentar o gasto energético do corpo, pois ele precisa aquecer a água para a temperatura corporal.
  • Ou, beber apenas água por dia, como faz Britney Spears. Isto é, não comer nada por um longo período de tempo.

Recomendações

Por fim, é fundamental lembrar que a perda de peso sustentável requer uma abordagem equilibrada que inclui uma dieta saudável, controle de porções, atividade física regular e mudanças de estilo de vida a longo prazo.

Nesse sentido, embora a água é importante para a saúde, não é uma solução mágica para perda de peso. Por isso, Antes de embarcar em qualquer dieta, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um nutricionista para obter orientação personalizada e segura.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte