Dicas fitness para quem já passou dos 60 anos

12 de março, 2020

Se você tem 60 anos ou mais e não costuma fazer atividade física por falta de motivação ou medo de o corpo não aguentar, não pense isso, pois nunca é tarde para ser fitness. Nessa fase da vida, muitos podem achar uma tarefa difícil, pois tanto homens quanto mulheres sofrem alterações no organismo que os deixam mais propensos a sentirem dores, cansaço e rigidez muscular.

Portanto, escolher o exercício adequado para cada fase é uma ótima maneira de continuar – ou começar a fazer atividades físicas. Assim, veja algumas dicas para uma rotina fitness e saudável de exercícios para quem já passou dos 60.

Faça yoga ou pilates regularmente

Embora você possa recorrer a qualquer coisa, do ciclismo à corrida, especialistas recomendam incorporar yoga e pilates regular na rotina. São exercícios de baixo impacto e menor intensidade, mas o seu corpo ainda sentirá os efeitos positivos. Ambas as modalidades fortalecem os músculos e ajudam no alinhamento e flexibilidade. 

Fortaleça as mãos

A força de preensão tende a diminuir com a idade. A prancha é um ótimo exercício para isso, pois ensina a colocar peso nas mãos, desenvolve força empurrando na direção oposta e fortalece o tronco.

Leia também: Caminhada nórdica: Conheça a tendência fitness

Fortaleça a mobilidade do quadril

Ter uma boa mobilidade do quadril é fundamental durante toda a nossa vida, mas principalmente quando atingimos mais de 60 anos. 

Geralmente as pessoas passam boa parte da vida sentados por conta do trabalho e o corpo acaba acostumando. O que pode acontecer também se você não estiver usando as articulações de acordo com a capacidade delas ou com a amplitude do movimento total.  

Então, opte por fazer agachamento. Funciona com a flexibilidade e mobilidade dos quadris e desenvolve seus músculos posturais, já que você está trabalhando para manter a coluna ereta. Tente fazer cinco minutos por dia.

Torne a sua forma física adaptável

Ao tornar seu condicionamento físico adaptável – garantir que não esteja sempre repetindo o mesmo movimento – seu condicionamento físico irá melhorar. 

Sendo assim, é recomendado atividades como caminhadas e dança. Tente mudar sua rotina para fazer com que seus músculos lidem com imprevisibilidade: caminhe em um parque em subidas, descidas ou inscreva-se em uma aula de dança.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.