Sabe aquele momento em que você deita na cama para dormir e não precisa se preocupar em ajustar o despertador para o dia seguinte? Geralmente, esse dia é no final de semana, quando podemos dar uma pausa na rotina atribulada. Assim, é possível “dormir até acordar”, o que favorece um sono reparador. Não é que durante a semana não seja possível tê-lo, mas, muitas vezes, as preocupações podem atrapalhar e até causar insônia. Mas como ter uma boa noite de sono? E se eu não tiver, quais recursos posso usar para que o dia seguinte não seja tortuoso? Veja dicas da Juliana Goes para ter um sono reparador!
Leia mais: Hábitos de autocuidado para uma vida mais saudável e feliz
Ter um sono de qualidade impacta diretamente na saúde como um todo. Por isso, é importante criar hábitos que ajudem a dormir bem. Veja as dicas da Juliana Goes.
A primeira dica é: desconecte-se.
“A higiene do sono tem sido super importante pra mim. Eu me desconecto mais cedo das telas, pelo menos 1 hora. A energia eletromagnética das telas impacta o nosso cérebro. Quando você navega numa rede social, o cérebro trabalha de forma diferente. Ele está despertado, ou seja, não está relaxando. Leva um tempo para ele entender que é hora de dormir, baixar sua temperatura.”
No entanto, aponta a produtora de conteúdo, ao fazer uma higiene do sono, não basta apenas sair das telas. Ju Goes, por exemplo, também evita comer antes de dormir: três horas antes, no caso dela. Além disso, ela evita o consumo de bebidas estimulantes após o fim da tarde.
Além disso, você sabia que a iluminação do ambiente também pode interferir na qualidade do seu sono? Assim, para completar a higiene do sono, Juliana Goes sugere ligar, à noite, as luzes amarelas.
“As luzes mornas favorecem o ciclo circadiano, ou seja, fazem com que o cérebro entenda que é o momento de relaxar. A luz branca é estimulante, por isso ela está presente em escolas, escritórios, consultórios e hospitais. O cérebro entende que é a hora de estar alerta, de ter foco. Então, criar todo esse entorno pode ser muito favorável. Além disso, é parte do autoconhecimento, ou seja, é você saber o que te faz bem antes de dormir.”
De acordo com Juliana Goes, ao se desligar, começa uma mudança no organismo. “Você libera os hormônios do relaxamento para que o seu cérebro e o seu corpo produzam melatonina. Assim, traz benefícios até para as suas relações familiares”, conta.
“Às vezes, uma família está junta, mas cada um na sua tela. Crie esses momentos de vínculo, de respiro e de substituição. Ficamos ‘engolidos’ pela rede social. A gente poderia ter dedicado dez minutos pra fazer um skincare, tomar um chá, fazer uma oração. A gente não distribui bem o nosso tempo porque estamos hipnotizados por uma série que não consegue parar, por exemplo. Distribua melhor esse tempo, sabendo que tem coisas simples que são muito importantes pra nossa saúde de forma holística.“
Leia mais: Dicas da Juliana Goes para cuidar da saúde mental
Provavelmente você já passou alguma noite em claro. Admita: o dia seguinte é aquele que você conta os minutos para acabar. No entanto, algumas dicas podem ajudar a torná-lo menos sofrível. Confira as dicas da Juliana Goes para evitar os sintomas incômodos de uma noite de sono mal dormida:
Por fim, além da higiene do sono, a meditação pode ser uma grande aliada do sono, sobretudo para quem tem insônia. No entanto, é importante reconhecer o momento de pedir ajuda especializada.
“Muitas vezes, a insônia é decorrente de um excesso de pensamento, de uma ansiedade que não está sendo tratada. Quando você aplica na rotina ferramentas para combatê-la, mas mesmo assim não avança, é importante ter um apoio médico. Um profissional da área da saúde pode recomendar um complemento para que haja essa melhora”, completa Juliana Goes.
Fonte: Juliana Goes, jornalista e criadora de conteúdo.
Referência: Portal da Juliana Goes.