Diário alimentar: O que é, como fazer e para que serve

Alimentação Bem-estar
06 de Fevereiro, 2020
Diário alimentar: O que é, como fazer e para que serve

Você já pensou em ter um diário alimentar? Rastrear a ingestão diária de alimentos pode ser o que estava faltando para quem deseja ter sucesso na jornada do emagrecimento

De acordo com a Harvard Health Publishing, um diário alimentar eficaz deve incluir o que você come, quanto está comendo e quais são suas refeições. Além disso, também é recomendado acrescentar onde está fazendo as refeições, o que está fazendo enquanto desfruta da comida, com quem está comendo e como está se sentindo.

Assim, o diário alimentar se torna uma maneira fácil de rastrear o comportamento alimentar, em um esforço para fazer mudanças positivas a longo prazo. 

Para identificar como certos alimentos afetam você ou aprender a fazer escolhas mais saudáveis ​​na dieta, é importante registrar o que está comendo (e outras ações ou sentimentos ao seu redor) para reconhecer tendências ou hábitos.

Benefícios

No geral, ele ajuda a ter mais atenção ao fazer escolhas e trocas mais saudáveis ​​no futuro. Da mesma forma, ele fornecerá mais informações sobre os padrões de dieta de cada um. 

Com isso, para aqueles que o usam para rastrear a perda de peso e mudanças na dieta, ele é capaz de revelar mais do que apenas ingestão calórica. Também pode mostrar se você está comendo o suficiente de cada grupo de alimentos e o que precisa ser adicionado ou alterado. 

Escrever tudo também pode ter um efeito psicológico. Por exemplo, é menos provável que você pegue esse saco de biscoitos ou batatas fritas se estiver ciente de que o motivo para fazê-lo é tédio – e não fome. Portanto, ele pode auxiliar a manter o controle de um plano de alimentação saudável ou mostrar o que pode estar sabotando os objetivos alimentares.

Como fazer o seu diário alimentar

O registro diário mantém você responsável e realmente fornece uma verdadeira reflexão sobre hábitos e padrões. Para que seja eficaz, você deve completá-lo após cada refeição para não esquecer. Também, manter-se honesto e consciente é a chave para tirar o máximo proveito da experiência.

Como você está se sentindo antes e depois de cada refeição? Em cada entrada, observe os efeitos emocionais e físicos. Você comeu isso porque estava estressado por conta de um próximo prazo ou projeto de trabalho? Notou que se sentiu mais enjoado ou desconfortável depois de comer? 

Assim, acompanhar esses sentimentos – tanto físicos quanto mentais – ajudará a perceber as tendências, como encontrar soluções alternativas para aliviar o estresse ou se precisar cortar certos alimentos para evitar desconforto.

Além disso, o ambiente da refeição é muito importante. Manter o controle de onde estava comendo também fornecerá uma outra camada de informações.

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!