Quem convive com o diabetes sabe que os hábitos alimentares são essenciais para o controle da condição. E apesar de muita gente achar que o açúcar é o único ingrediente que deve ser reduzido no cardápio, outros tipos de alimentos também merecem atenção — é o caso dos carboidratos simples. É por isso que sempre surgem dúvidas como: quem tem diabetes pode comer pão de queijo? Veja o que uma especialista diz:
De acordo com a nutricionista clínica e especialista em emagrecimento Ermelinda Bertoldi, o diabetes é uma doença crônica que atinge cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil. Ela é caracterizada pela redução na produção de insulina no pâncreas, pela diminuição da ação da insulina ou pela resistência à insulina nas células.
A insulina é um hormônio importante para controlar as taxas de glicose (açúcar) no sangue. Se ela está presente em quantidades insuficientes no corpo, ou se sua ação não é eficaz, os níveis de glicose se tornam altos demais, o que gera quadros de hiperglicemia. Desse modo, pessoas com diabetes devem controlar a ingestão de açúcares e carboidratos diariamente para evitar picos de glicose no sangue.
Mas por que carboidratos? “O que muita gente não sabe, quando falamos em diabetes, é que o ‘perigo’ não está somente no açúcar, mas no excesso de carboidratos também. Isso porque mesmo que um alimento não contenha açúcar, se ele é rico em carboidratos de rápida absorção, é capaz de alterar a glicemia do paciente”, explica a especialista.
Carboidratos de rápida absorção, os chamados “simples”, são aqueles facilmente digeridos pelo organismo. Ou seja, pouco tempo depois de comermos, nosso corpo os transforma em glicose, que vai parar na corrente sanguínea.
Leia também: Quem tem diabetes pode comer batata-doce?
“O pão de queijo é um alimento rico em carboidratos de alto índice glicêmico. Isso significa que ele é absorvido pelo organismo e que se transforma em açúcar na corrente sanguínea rapidamente”, diz Ermelinda Bertoldi.
Ou seja, se você tem diabetes e quer comer o item, precisa analisar a refeição como um todo para não ultrapassar a quantidade de carboidratos e açúcares ingerida. Mas isso não significa que o pão de queijo está proibido para você.
“Se o paciente está com o diabetes controlado, ele pode sim consumir esporadicamente o alimento. Desse modo, o ideal é associar o consumo à atividade física e a outros alimentos de baixo índice glicêmico — e, se necessário, ministrar a insulina conforme orientação médica”, finaliza a nutricionista.
Fonte: Ermelinda Bertoldi, especialista em emagrecimento, nutricionista clínica, esteticista, terapeuta integrativa e fundadora da Nutri Linda, em Curitiba.