Dia do Sono: como a falta dele afeta o humor e a beleza
Um estudo publicado na na revista Sleep Epidemiology apontou que 65,5% dos brasileiros dormem mal – sendo as mulheres as mais afetadas pelo problema. A falta de sono pode gerar inúmeras consequências negativas para a saúde e a rotina, afetando também o humor e até a pele. Hoje, no Dia do Sono, especialistas elencam melhor essa relação:
Leia também: Ansiedade noturna: o que é, sintomas e tratamento
Dia do Sono: como a falta dele pode nos prejudicar
Quando temos uma noite ruim, o dia seguinte também tende a ser mais complicado. Nós ficamos mais estressados, cansados e ansiosos. De acordo com o psicólogo Alexander Bez, isso acontece porque a falta de descanso prejudica (e muito!) o organismo, principalmente no que diz respeito à regulação do humor.
“Mecanismos de motivação, criatividade, intenção, disposição, memorização e capacitação estão intimamente relacionados a uma boa atividade do sono. Sem disposição, não há motivação. E sem motivação, não há energia nem disponibilidade física e mental para realizar qualquer atividade”, explica.
A longo prazo, o problema pode até evoluir para transtornos mentais mais sérios e enfraquecer o corpo e a sua resistência imunológica, tornando-o mais suscetível a contaminações e infecções.
Sem falar nas consequências para a pele. A médica Fernanda Nichelle, especialista em beleza, conta que enquanto dormimos, os nossos níveis de cortisol diminuem e se equilibram. Esse processo é muito importante porque o hormônio está diretamente relacionado ao envelhecimento da pele e ao aparecimento de acne. “Sempre oriento que o paciente tenha um sono de, no mínimo, oito horas por noite.”
Confira, então, outras dicas para melhorar o seu descanso:
- Estabeleça um horário para dormir e acordar;
- Se exponha à luz do sol de manhã;
- Evite luz azul de noite, principalmente ao escurecer;
- Evite alimentos pesados durante a noite;
- Pratique atividades físicas durante o dia em alinhamento com o seu médico;
- Por fim, controle o estresse.
Fontes: Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele; e Alexander Bez, psicólogo especialista em saúde mental.