Dia do Médico: quando visitar cada especialidade?

Saúde
18 de Outubro, 2022
Dia do Médico: quando visitar cada especialidade?

Nesta terça-feira (18/10) comemora-se o Dia do Médico. A profissão, que é essencial nos cuidados com a saúde, conta com diversas especialidades. Durante a vida, uma pessoa passa por, no mínimo, duas delas: pediatra e clínico médico. Mas afinal, e quanto às outras? Você sabe quando visitar cada especialidade?

Realizar consultas periódicas no médico é extremamente importante para saber como anda a saúde. Caso haja algum problema, o ideal é tratar de imediato para evitar maiores “dores de cabeça”. Cada especialidade exige um período regular de visita, podendo variar de acordo com a saúde dos pacientes. Por exemplo: se houver alguma doença pré-existente, uma frequência específica é indicada. 

Leia também: Check up infantil: quais são os principais exames e a frequência das consultas?

Frequência

Sendo assim, confira quando visitar as especialidades mais procuradas: 

Clínico geral: o clínico geral é o médico que faz a triagem para outros especialistas. Por isso, a visita deve ser anual e mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma; 

Cardiologista: em pessoas até 40 anos, a consulta pode variar e nem sempre acontece anualmente. Se sentir desconfortos na região, desconfiar de problemas de pressão arterial, colesterol ou sobrepeso, visite a modalidade; 

Dermatologista: essa é a especialidade que cuida do maior órgão do corpo: a pele. Assim, em qualquer alteração anormal, como queloides, foliculites, manchas, queda de cabelo e unhas fracas, o profissional deve ser consultado;

Endocrinologista: o profissional deve ser visitado sempre que houver suspeita de alteração hormonal. Ou seja, ganho ou perda inesperada de peso, excesso de pelos, etc.

Ginecologista: as visitas ao ginecologista devem começar logo após a primeira menstruação ou após os 16 anos em meninas que não menstruaram. O ideal é consultar o especialista, no mínimo, uma vez por ano; 

Neurologista: ao notar dificuldade na fala, dores de cabeça frequentes e preocupantes, tonturas, problemas de memória ou qualquer outra doença ligada ao cérebro, é hora de encontrar um neurologista.

Pneumologista: a especialidade age em casos de apneia do sono, dores ou chiados no peito, falta de ar, sangue ao tossir e tosse constante;

Psiquiatra: ainda hoje, há preconceito sobre a necessidade de buscar por um psiquiatra. Entretanto, o profissional ajuda a tratar a ansiedade, depressão, bipolaridade, transtornos de alimentos e diversas outras doenças psicológicas. Ao menor sinal de que algo está errado, como tristeza profunda, insônia, falta de apetite ou compulsão alimentar, é ideal ver o especialista.

Dia do Médico: respeitar os períodos é crucial

A periodicidade também varia de acordo com a idade. Dos 8 aos 18 anos, a visita deve ser anual. Já em adultos até 40 anos, os check-ups em indivíduos saudáveis também pode ser feito uma vez ao ano. Os idosos devem visitar um geriatra a cada seis meses. 

“É sabido cientificamente que existe uma periodicidade após um check-up que, geralmente, transita entre um ano, três e seis meses, a depender dos resultados dos exames e a saúde do paciente”, afirma o pneumologista Enio Studart. 

Pode parecer massivo, mas quando se trata de saúde, todo cuidado é pouco. Assim, o pneumologista afirma que manter as visitas em dia é ainda mais necessário para pacientes em tratamento.

“Estudos apontam que o abandono dos tratamentos médicos pode comprometer sua efetividade, com consequências sérias para o próprio paciente, sua família e comunidade, gerando um problema de saúde pública, inclusive”, alerta Studart. 

Por fim, Studart afirma que o paciente tendo ou não alguma doença, é importante realizar o check-up em todas as faixas etárias como método de medicina preventiva. 

Fonte: Enio Pires Studart, médico pneumologista e infectologista, especialista em doenças respiratórias e distúrbios do sono.

Referências: Biblioteca Virtual em Saúde.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração