Desodorante: confira os tipos diferentes e dicas para melhor uso

Beleza Bem-estar
01 de Novembro, 2022
Desodorante: confira os tipos diferentes e dicas para melhor uso

Item importante na rotina de higiene de qualquer pessoa, o desodorante é um produto que serve para combater o mau odor causado pelo suor das axilas, podendo ser encontrado de vários tipos diferentes, como em spray, roll-on e creme, por exemplo.

“O suor é natural e necessário. Ele age no controle da temperatura do corpo e na excreção de certas substâncias que podem ser tóxicas para o organismo”, explica o médico Franklin Veríssimo.

Leia também: Desodorante caseiro é eficaz, mas pode ter riscos para a saúde

“Assim, o desodorante, como o próprio nome diz, tem a função de acabar com o odor através de substâncias que têm a capacidade de inibir o crescimento das bactérias na pele, reduzindo ou eliminando assim o cheiro ruim”, completa.

A seguir, veja como o produto age e confira dicas para o uso no dia a dia.

Leia também: Afinal, desodorante pode causar tumor? Veja os mitos sobre o câncer de mama

Como o desodorante funciona

Como sabemos, a função do desodorante é combater o mau odor das axilas. Há, porém, duas formas de fazer isso: controlando a umidade nas axilas e a quantidade de bactérias nessa região, ou então, inibindo o suor na área.

“Os desodorantes têm substâncias antissépticas, como o álcool, que controlam a proliferação de bactérias e diminuem o cheiro ruim”, diz a dermatologista Fabiana Seidl.

“Já os antitranspirantes têm sais de alumínio na sua composição e servem para inibir a saída de suor pelas glândulas sudoríparas”, completa.

Leia também: Afinal, é melhor usar o desodorante ou o antitranspirante?

Desodorante com ou sem alumínio?

De acordo com Franklin Veríssimo, o principal ativo dos antitranspirantes é o cloreto de alumínio, “que forma estruturas bloqueadoras que fecham os dutos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção do suor”.

“Por causa disso, há o risco de obstruir os poros e causar uma inflamação da glândula. Além disso, algumas pessoas podem apresentar ainda irritação a componentes derivados do alumínio”, ele explica.

Leia também: Ácido glicólico como desodorante: saiba se a trend do TikTok é indicada

Já os produtos sem alumínio, por sua vez, são bons para pessoas com a pele sensível.

“São opções para quem não tolera álcool, alumínio ou parabenos, já que elas são substâncias que podem causar mais reações alérgicas. Para as pessoas mais sensíveis, há o óxido de magnésio, que ajuda a diminuir a umidade, mas não é um antitranspirante”, afirma Fabiana.

Leia também: Saiba se é melhor usar desodorante com ou sem alumínio

Melhor forma de usar

O indicado, de acordo com Veríssimo, é usar o desodorante sempre no início do dia, mas reaplicá-lo com o passar do tempo caso haja necessidade.

“Isso depende muito também de cada pessoa, do grau de sudorese, de odor e dos hábitos diários, como se pratica atividades físicas ou não, por exemplo. Nesse caso, recomenda-se o uso do desodorante antitranspirante de longa proteção”, ele orienta.

E completa: “O correto é aplicar o mesmo sempre sobre a pele totalmente seca”.

Fontes: Franklin Verissimo, médico especializado em Medicina Estética; Fabiana Seidl, dermatologista.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!