Comida descongelada pode voltar ao freezer? Descubra
Sobrou comida do almoço? Vale congelar e guardar para outro dia! Quer comer algo do freezer? É só descongelar para o jantar! Contudo, o que muita gente não sabe é que existem formas corretas de congelar e descongelar comida. Além disso, para facilitar o dia a dia, pessoas que moram sozinhas ou simplesmente querem mais agilidade na cozinha tendem a comprar marmitas congeladas, prontas para uma quantidade específica de dias ou até meses.
Um ponto muito importante e que é desrespeitado por muitas pessoas é o fato de que uma vez descongelada, a comida não pode ser congelada novamente! Isso facilita a proliferação de bactérias no alimento e pode ser bem perigoso para a saúde. Na dúvida, consuma na hora ou descubra novas formas de reaproveitar essas refeições.
Recipientes de vidro ou de plástico podem ser usados no congelamento dos alimentos. Entretanto, o ideal é que esses itens sejam próprios para esse tipo de procedimento.
Leia também: Aprenda a congelar e descongelar a comida do bebê
Como congelar e descongelar comida
Alguns truques podem te ajudar a congelar certos alimentos de forma certa e sem riscos de estragar ou de escurecer. Por exemplo, se você quer congelar polpas ou purês, seja de legumes, verduras ou frutas, basta descascar, retirar as sementes e bater. É interessante acrescentar uma colher de limão nas misturas, assim, o alimento não escurece.
Frutas em suas formas naturais também podem ser congeladas! Nesse caso, basta retirar os caroços e embalar bem, retirando todo o ar de dentro do plástico. Uma boa indicação aqui é embalar a vácuo, dessa forma, a fruta pode durar até 5 meses no congelador.
Alguns alimentos, como o queijo, mudam de textura após o congelamento. Dessa forma, aproveitá-los em pratos como alligot, caldas ou sopas funciona.
Por fim, para saber como descongelar comida da forma correta, é ideal não deixar o alimento em cima da pia ou em outro lugar que não seja a própria geladeira. Fazer o descongelamento em outros ambientes pode aumentar as bactérias não só do alimento, mas também do lugar em si.