Como prevenir alergias causadas pela decoração de Natal
Montar a decoração de Natal pode ser uma verdadeira alegria para alguns – mas um incômodo para outros mais alérgicos. Luzes, enfeites e árvore guardados durante o ano todo tornam-se ambientes propícios para o acúmulo de poeira, ácaros e outros bichinhos. Confira como higienizar tudo adequadamente para evitar transtornos:
Por que a decoração de Natal pode trazer riscos à saúde?
Porque esses acessórios geralmente ficam esquecidos durante meses em ambientes escuros, abafados e sem ventilação. O que é ótimo para o surgimento de mofo, ácaros e até baratas e aranhas.
Assim, algumas pessoas podem sofrer com os sintomas de uma reação alérgica ao terem contato com os objetos, apresentando espirros, lacrimejamento, coceira nos olhos e tosse. E quem convive com a asma corre o risco de desenvolver uma crise.
Isso geralmente acontece porque o ácaro, ao entrar pelo nariz, desencadeia uma reação inflamatória do organismo, irritando toda a via aérea (que inclui nariz, garganta e pode atingir os pulmões).
Leia também: Enfeites de natal podem causar acidentes: confira dicas de como evitá-los
Como evitar o problema?
Algumas dicas podem ajudar a prevenir transtornos na hora de montar a sua decoração de Natal:
- Abra as caixas em ambientes abertos e arejados;
- Deixe os objetos por um tempo ao ar livre antes de manuseá-los;
- Limpe tudo com um pano úmido;
- Tire a poeira dos acessórios com frequência enquanto eles estiverem pela casa;
- Se você sofre com rinite alérgica ou outro tipo de alergia, considere tomar um antialérgico antes de mexer com os enfeites.
Em caso de reação alérgica por conta da decoração de Natal, pare o que está fazendo e peça para outra pessoa terminar o trabalho. Higienize o nariz com soro fisiológico, hidrate-se e use as medicações prescritas pelo seu médico. Se o incômodo persistir, consulte um especialista.
Leia também: Natal: entenda por que essa época mexe tanto com as pessoas