Saiba como cuidar da pele durante a menopausa
As transformações hormonais ocorridas na menopausa, como a queda brusca da presença do estrogênio, mexem com todo o organismo da mulher, e a pele não iria escapar desses efeitos. No entanto, antes de se desesperar, é importante saber que existe como frear a progressão do envelhecimento da pele durante a menopausa.
“As principais mudanças que acontecem na pele da mulher após a menopausa são desidratação, falta de água e diminuição do estímulo de colágeno”, explica a dermatologista Denise Steiner, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Dessa maneira, essa queda de colágeno começa por volta dos 30 anos e se torna mais intensa após a menopausa.
A especialista Denise Steiner dá algumas dicas para cuidar da pele depois da menopausa. O ideal é que alguns deles comecem antes desse período, para evitar que os danos sejam maiores, mas para as mulheres que estão na menopausa eles se tornam ainda mais essenciais.
Cuidar da pele durante a menopausa: proteja-se do Sol
Segundo a médica, ele é um dos maiores agressores da pele. “Quanto mais sol a pessoa toma, mais alteração existe das enzinas e do próprio colágeno”, pontua. Portanto, o protetor solar deve ser reaplicado várias vezes ao longo do dia (inclusive nos dias de inverno) e o FPS deve ser de no mínimo 30.
Barreiras físicas, como roupas com proteção solar, chapéus, bonés e óculos escuros também são muito importantes. Além disso, é fundamental visitar o dermatologista com frequência e estar atenta a qualquer alteração na pele.
Cuidar da pele durante a menopausa: Beba água
Sem dúvidas, beber água é uma das coisas mais importantes para manter a nossa saúde. Uma média bacana é de dois litros por dia, no mínimo. Para garantir que não vai esquecer de beber água, vale colocar vários alarmes no celular e ter sempre uma garrafinha por perto.
Hidrate a pele
“É importante que a mulher utilize receitas dermatológicas, cremes que tenham princípios ativos: o ácido retinóico ou retinol; os alfa hidroxiácidos, que são os ácidos glicólicos, o mandélico e o lático, que são importantes na renovação. Então usar constantemente algum desses ácidos em noites alternadas mantendo a hidratação da pele com bons hidrantes à base de ácido hialurônico e também vitamina C associada à vitamina C”, orienta Denise.
Use esfoliantes
Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Regional de São Paulo. Esses produtos são importantes porque eliminam células mortas e impurezas que ficam na superfície da pele e atrapalham a oxigenação de tecidos e o processo de regeneração celular.
Cuidar da pele durante a menopausa: alimente-se bem
O colágeno é inimigo do açúcar. “Quanto menos açúcar, melhor, porque você vai fazer com que o colágeno fique mais fisiológico e mais saudável”, explica Denise Steiner. “Tenha uma alimentação saudável, à base dos grandes grupos alimentares, com proteína, gordura e carboidrato, com uma quantidade muito pequena de carboidrato.”
A médica pontua que o carboidrato que está nos pães, bolachas, bolos e doces é um grande envelhecedor da pele porque é inflamatório. As proteínas podem ser encontradas, por exemplo, nos ovos e em carnes magras como frango, peixe e carne. Denise recomenda também evitar o consumo de óleos de soja e de granola e restringir o consumo de gordura ao óleo de coco e azeite de oliva
Se exercite
“O exercício físico ativa certas vias metabólicas porque ativa a serotonina e facilita a formação do músculo”, explica a especialista da SBD. Além disso, a atividade física ajuda a liberar hormônios do bem-estar.
Leia também: Menopausa: Importância dos exercícios físicos nesse período
Durma bem
A falta de sono restaurador faz mal para a saúde de um modo geral, inclusive para a pele.
Se puder, invista em tratamentos
Segundo Denise, existem vários tratamentos que as mulheres podem fazer após a menopausa. “Um ultrassom microfocado é interessante para manter a resistência e a resposta da pele. É importante também a bioestimulação e o preenchimento, que são substâncias que estimulam o colágeno. Estímulo a laser com luzes podem ajudar a diminuir as manchas”, enumera a especialista. A recomendação dela é aliar tratamento do rosto com o do corpo.
Além de todas essas dicas, fitoestrogênios podem ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento na menopausa. Máscaras, usadas regularmente também podem ser uma opção para dar aquele aspecto de vigor. Vale lembrar que qualquer intervenção na pele precisa ser recomendada por um dermatologista de acordo com o objetivo da mulher.
Fontes: Denise Steiner, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo.