Cuidados com o cabelo: profissional revela 6 mitos e verdades

19 de maio, 2022

Por mais que os cuidados com o cabelo sejam diários, ainda existem muitas dúvidas a respeito deste tema, incluindo algumas crenças que, nem sempre, são verdadeiras.

Pensando nisso, o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo, de São Paulo, esclareceu alguns dos principais mitos e verdades sobre o assunto.

Cuidados com o cabelo: mitos e verdades

Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais forte?

Mito.

Ao raspar os fios, existe a sensação de um crescimento mais rápido. Isso, contudo, é uma reação natural do organismo, que se esforça para voltar ao tamanho que tinha, para “defender” o corpo do corte de cabelo, que é subentendido como uma agressão externa.

“Se o cabelo estava danificado, raspar os fios que estavam comprometidos poderá aparentar mudança na textura porque os novos fios que irão crescer não apresentam as mesmas danificações. Porém a força do cabelo permanece a mesma”, explica Bonomo.

Leia também: Afinal, cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido?

O cabelo se acostuma com o shampoo e é preciso trocar de produtos com frequência

Mito.

O que acontece é que as necessidades dos fios vão mudando ao longo dos processos de tratamento. Com isso, o tipo de produto também precisará ser trocado, para acompanhar as alterações de cada fase do cabelo.

Cabelos oleosos devem ser lavados só uma vez ao dia

Verdade.

Lavar os cabelos oleosos com tanta frequência pode provocar um efeito rebote, ou seja, gerar ainda mais oleosidade.

“Isso acontece porque o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais”, explica o profissional.

“Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo”, ele sugere.

Leia também: Cabelo oleoso: 7 hábitos que aumentam a oleosidade dos fios

Cabelo oleoso cai com mais frequência

Verdade.

De acordo com Bonomo, quando o couro cabeludo produz muita gordura e não é higienizado da forma correta, acontece uma queda maior.

O motivo, ele explica, é porque o sebo (óleo) torna o cabelo sujo, obstruindo o folículo dos fios, o que influencia na queda.

Cortar as pontas ajuda a fortalecer o cabelo

Mito.

Uma das crenças mais famosas quando o assunto é cabelo, esta afirmação não passa de um mito.

“O crescimento do cabelo ocorre na raiz, não nas pontas. Portanto, cortar as pontas do cabelo não afeta os folículos, que são responsáveis pelo crescimento do seu cabelo”, explica o tricologista.

“Cortar o fio não interfere em sua força. Muitas vezes temos essa impressão porque quando as pontas danificadas são retiradas, os cabelos ficam com uma aparência mais saudável. Porém, vale lembrar que o bulbo capilar é o responsável pelo crescimento do cabelo e não a ponta do fio.”

Escovar o cabelo molhado causa queda

Mito.

Escovar os cabelos molhados não causa a queda do fio, mas sim uma possível quebra.

“O cabelo fica mais elástico quando molhado e também tem maior tendência a quebrar. Por isso, é comum sentir que mais cabelo está caindo, quando na verdade está apenas quebrado”, esclarece.

Fonte: Tharik Bonomo, cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.