Cremes corporais para celulite realmente funcionam? Especialistas explicam

Beleza Bem-estar
15 de Setembro, 2023
Cremes corporais para celulite realmente funcionam? Especialistas explicam

Uma passadinha em  lojas de cosméticos é suficiente para dar de cara com uma série de cremes que se dizem especialistas em “combater a celulite”. Os rótulos prometem ações rápidas e eficazes que nos fazem questionar: será que esses produtos realmente funcionam? A seguir, veja o que dizem os especialistas.

Veja também: Gel redutor de medidas: afinal, ele realmente funciona?

Cremes corporais para celulite funcionam?

Os cremes anticelulite geralmente são compostos por cafeína, coenzima Q10, lipocidina ou centella asiática. A ideia é que ao serem espalhados pela pele, eles aumentem a circulação sanguínea e estímulo da produção de colágeno. Contudo, de acordo com o médico dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a eficácia não tem comprovação. 

“Nos produtos corporais, o que possui efeito comprovado na literatura científica é a hidratação. Nada mais do que isso. No caso, por exemplo, de cremes com aminoácidos que ajudariam contra flacidez e celulite, não existe comprovação de que esses produtos entrem na pele e desempenhem um efeito terapêutico”, explica o médico. 

Mas isso não significa que os cremes não possam atribuir benefícios à pele. Na verdade, eles podem ser usados como parte do tratamento. Sua ação pode ser potencializada se atrelada a massagens para aumentar a circulação e drenagem. 

Como amenizar a celulite?

A celulite é uma preocupação comum, mas há várias estratégias que podem ajudar a reduzir sua aparência e melhorar a textura da pele. Aqui estão algumas medidas eficazes a considerar:

Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter a saúde da pele. Por isso, para amenizar a celulite evite comer alimentos processados, excesso de sal e açúcar. Opte por uma alimentação rica em frutas, vegetais, fibras e proteínas magras.

Veja também: Como diminuir a celulite com ajuda da alimentação

Atividade física

A prática regular de exercícios físicos é uma das maiores aliadas ao combate desse problema. Ao se manter ativo, o organismo tem mais facilidade de eliminação de toxinas e na eliminação de gorduras, o que ajudam a deixar e a manter a pele lisinha. Nesse caso, vale adotar atividades físicas das mais simples, como caminhadas e corridas, até os exercícios mais completos, como ponte invertida e quatro apoios com elevação de perna.

Hidratação

Beber água várias vezes ao dia também é crucial para manter a hidratação da pele. Isso também ajuda a diminuir o inchaço acumulado nas áreas da celulite. Contudo, a hidratação externa também é necessária. Para isso, use loções ou óleos hidratantes para manter a elasticidade da pele.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a melhorar a circulação linfática e a reduzir o inchaço. Isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite. Mas lembre-se de que a técnica deve ser realizada por um profissional qualificado.

Além dos cremes para celulite: Demais tratamentos estéticos

A celulite também pode ser tratada com procedimentos clínicos minimamente invasivos. Confira os principais a seguir:

  • Lipocavitação: esse tratamento não invasivo utiliza ondas ultrassônicas para quebrar as células de gordura nas camadas mais profundas da pele. Assim, a técnica pode reduzir o acúmulo de gordura e melhorar a aparência da celulite.
  • Heccus: o procedimento estético combina ultrassom, correntes elétricas e estímulos mecânicos para reduzir a celulite e melhorar a firmeza da pele. Portanto, é uma opção eficaz para tratar áreas específicas com celulite.
  • Eletrolipólise: o tratamento envolve a aplicação de correntes elétricas de baixa frequência para estimular a quebra das células de gordura e melhorar a circulação sanguínea.

Fonte: Dr. Abdo Salomão Jr., médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!