Cremes corporais para celulite realmente funcionam? Especialistas explicam
Uma passadinha em lojas de cosméticos é suficiente para dar de cara com uma série de cremes que se dizem especialistas em “combater a celulite”. Os rótulos prometem ações rápidas e eficazes que nos fazem questionar: será que esses produtos realmente funcionam? A seguir, veja o que dizem os especialistas.
Veja também: Gel redutor de medidas: afinal, ele realmente funciona?
Cremes corporais para celulite funcionam?
Os cremes anticelulite geralmente são compostos por cafeína, coenzima Q10, lipocidina ou centella asiática. A ideia é que ao serem espalhados pela pele, eles aumentem a circulação sanguínea e estímulo da produção de colágeno. Contudo, de acordo com o médico dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a eficácia não tem comprovação.
“Nos produtos corporais, o que possui efeito comprovado na literatura científica é a hidratação. Nada mais do que isso. No caso, por exemplo, de cremes com aminoácidos que ajudariam contra flacidez e celulite, não existe comprovação de que esses produtos entrem na pele e desempenhem um efeito terapêutico”, explica o médico.
Mas isso não significa que os cremes não possam atribuir benefícios à pele. Na verdade, eles podem ser usados como parte do tratamento. Sua ação pode ser potencializada se atrelada a massagens para aumentar a circulação e drenagem.
Como amenizar a celulite?
A celulite é uma preocupação comum, mas há várias estratégias que podem ajudar a reduzir sua aparência e melhorar a textura da pele. Aqui estão algumas medidas eficazes a considerar:
Alimentação saudável
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter a saúde da pele. Por isso, para amenizar a celulite evite comer alimentos processados, excesso de sal e açúcar. Opte por uma alimentação rica em frutas, vegetais, fibras e proteínas magras.
Veja também: Como diminuir a celulite com ajuda da alimentação
Atividade física
A prática regular de exercícios físicos é uma das maiores aliadas ao combate desse problema. Ao se manter ativo, o organismo tem mais facilidade de eliminação de toxinas e na eliminação de gorduras, o que ajudam a deixar e a manter a pele lisinha. Nesse caso, vale adotar atividades físicas das mais simples, como caminhadas e corridas, até os exercícios mais completos, como ponte invertida e quatro apoios com elevação de perna.
Hidratação
Beber água várias vezes ao dia também é crucial para manter a hidratação da pele. Isso também ajuda a diminuir o inchaço acumulado nas áreas da celulite. Contudo, a hidratação externa também é necessária. Para isso, use loções ou óleos hidratantes para manter a elasticidade da pele.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a melhorar a circulação linfática e a reduzir o inchaço. Isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite. Mas lembre-se de que a técnica deve ser realizada por um profissional qualificado.
Além dos cremes para celulite: Demais tratamentos estéticos
A celulite também pode ser tratada com procedimentos clínicos minimamente invasivos. Confira os principais a seguir:
- Lipocavitação: esse tratamento não invasivo utiliza ondas ultrassônicas para quebrar as células de gordura nas camadas mais profundas da pele. Assim, a técnica pode reduzir o acúmulo de gordura e melhorar a aparência da celulite.
- Heccus: o procedimento estético combina ultrassom, correntes elétricas e estímulos mecânicos para reduzir a celulite e melhorar a firmeza da pele. Portanto, é uma opção eficaz para tratar áreas específicas com celulite.
- Eletrolipólise: o tratamento envolve a aplicação de correntes elétricas de baixa frequência para estimular a quebra das células de gordura e melhorar a circulação sanguínea.
Fonte: Dr. Abdo Salomão Jr., médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.