Creatina faz mal? Veja esta e outras dúvidas comuns sobre o tema

Alimentação Bem-estar
17 de Abril, 2023
Creatina faz mal? Veja esta e outras dúvidas comuns sobre o tema

A creatina é um suplemento popular entre quem treina. Recomendado por diversos especialistas para ajudar no desempenho e no desenvolvimento de massa muscular, há muitas dúvidas sobre o suplemento. Uma delas é: apesar dos benefícios, será que a creatina faz mal?

Para ajudar a esclarecer as questões mais comuns, Vitat consultou a nutricionista esportiva Carla Cabral, que ainda dá algumas dicas para “otimizar” a função do suplemento. Confira!

Veja também: Como reeducar o paladar para uma alimentação mais saudável

Creatina realmente faz mal?

Há alguns anos, existe a crença de que o uso contínuo de creatina pode fazer mal, principalmente para a saúde dos rins. Então, muitas pessoas tomavam o suplemento por algumas semanas, interrompiam o uso por um tempo e, então, retomavam o ciclo.

Contudo, Carla afirma que a creatina não apresenta perigos para a maioria das pessoas. Portanto, não há motivos para pausar o uso. “Mas como qualquer suplemento nutricional, pode ter alguns efeitos colaterais em determinados indivíduos”, pondera.

Além disso, ressalta que tomar suplementos ou medicamentos por conta própria é potencialmente prejudicial à saúde, mesmo que a pessoa seja livre de doenças e fatores de riscos.

Principais efeitos adversos da creatina

De acordo com a nutricionista, as reações mais comuns são:

  • Retenção de líquidos: “a creatina pode causar retenção de líquidos em algumas pessoas, o que pode levar a um aumento de peso temporário. No entanto, este efeito geralmente é mínimo e desaparece quando se interrompe a suplementação”, explica.
  • Distúrbios gastrointestinais: náusea, dor abdominal ou diarreia podem surgir com o consumo da creatina. “Esses efeitos colaterais são mais comuns quando o indivíduo ingere altas doses do suplemento”, comenta.
  • Aumento da pressão arterial: quem convive com o quadro de hipertensão, a creatina faz mal se não houver recomendação médica. A razão é que a substância pode elevar a pressão arterial.
  • Problemas renais: “em pessoas saudáveis, a suplementação com creatina não é prejudicial para os rins. Todavia, em indivíduos com doença renal pré-existente, a suplementação com creatina pode aumentar o risco de danos ao órgão”, alerta a especialista.

Existe uma hora específica para ingerir o produto?

Muitos estudos apontam que o consumo pós-treino pode ser uma boa pedida para o corpo. A nutricionista explica que o fluxo sanguíneo maior depois do esforço possivelmente favorece a absorção da substância.

Entretanto, opina que a ingestão não precisa seguir uma hora específica, que o mais importante é incluí-la com assiduidade na rotina.

Devo consumir o suplemento todos os dias?

Quem começa uma rotina de treinos e recorre ao uso da creatina pode se fazer essa pergunta. Carla orienta que a substância precisa da ingestão regular, “inclusive nos dias em que você não treina”. Afinal, a creatina atua no aumento gradual de creatina fosfato nos músculos. “Isso pode ajudar a melhorar o desempenho físico e aumentar a força muscular”, diz.

Mas, o que é essa tal de creatina fosfato? A nutricionista explica que é uma fonte de energia primordial em exercícios de alta intensidade e de curta duração. Por exemplo, levantamento de peso e sprints, os famosos “tiros” na corrida.

“Mesmo nos dias em que você não treina, a creatina continua a ser armazenada nos músculos e pode ajudar a manter os níveis de creatina fosfato”, complementa.

Creatina não faz mal, porém requer certos cuidados

Embora seja um suplemento seguro para a maioria das pessoas, não é só a recomendação profissional que conta. Para Carla, é importantíssimo escolher produtos de marcas confiáveis, assim como seguir as instruções de dosagem de cada uma.

Portanto, nem sempre o melhor preço é sinônimo de qualidade — pesquise sobre o produto na internet, se há certificações e registro da Anvisa, por exemplo. Na dúvida, sempre dialogue com seu nutricionista sobre a composição do rótulo.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!