Covid e Fim de ano: FioCruz reforça a importância de medidas de prevenção

Saúde
19 de Dezembro, 2022
Covid e Fim de ano: FioCruz reforça a importância de medidas de prevenção

Natal, ano novo, viagens e férias são eventos que contam com aglomeração de pessoas e alívio das medidas de prevenção. Entretanto, a FioCruz faz uma alerta sobre a importância de manter os cuidados essenciais para evitar a covid no fim de ano. 

No último boletim Info Gripe divulgado pela FioCruz na última sexta-feira, o órgão recomenda que famílias fiquem atentas com aglomerações nas festas de Natal e Ano Novo. Ainda que em São Paulo e no Rio de Janeiro o número de casos de Covid-19 tenha diminuído, ainda não é o momento de relaxar. Isso porque, tradicionalmente, nos últimos dois anos, as festas de final de ano são responsáveis pelo aumento de infecções e superlotação de hospitais. 

Covid e Fim de ano 

De acordo com o boletim da FioCruz, ao todo, 21 das 27 unidades federativas do Brasil ainda registram crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Mesmo com o número em alta na população, o maior índice de crescimento foi registrado especialmente em adultos e idosos.

“Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária apontam crescimento dos casos positivos para SARS-CoV-2 em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta”, reforça o boletim.

Assim, segundo o levantamento, 94,8% dos casos são de pacientes que também testaram positivo para covid e outras doenças respiratórias, como por exemplo a influenza A, B e VSR, Vírus Sincicial Respiratório. O que merece uma atenção especial, já que além da Covid-19, outro vírus preocupa ainda mais os especialistas quando o alvo são as crianças.

É o VSR, Vírus Sincicial Respiratório, um dos principais causadores de infecções que afetam o trato respiratório de crianças menores de 2 anos de idade. Assim, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o vírus também é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias.  

Leia também: Importância da vacina para Covid: 63 mil idosos foram salvos em 2021

Medidas de prevenção recomendadas

Embora o esquema vacinal seja a melhor forma de reduzir os riscos, outras medidas associadas contribuem com a segurança dos encontros:

  • Realize um teste RT-PCR, antígeno ou autoteste três dias antes do encontro;
  • Confira se todos que participarão do encontro estão vacinados e, se não, mantenha distância de pessoas não imunizadas;
  • Evite ambientes de maior risco, como lugares fechados, com aglomeração de pessoas e que não exijam a vacinação completa;
  • Mantenha as celebrações em grupos pequenos, de preferência com famílias que já convivem no dia a dia;
  • Para elevar o nível de proteção, use máscara cobrindo nariz e boca em transportes públicos ou ambientes fechados e higienize as mãos sempre que possível.

Referências: FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz. 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show