10 minutos de corrida já podem melhorar o seu humor, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio Movimento
18 de Fevereiro, 2022
10 minutos de corrida já podem melhorar o seu humor, diz estudo

Suor, batimentos cardíacos acelerados e fortalecimento dos músculos. Essas são algumas reações causadas pela corrida no nosso corpo. Por se tratar de um treino aeróbico, isto é, um exercício que demanda mais atividade cardíaca, a corrida tem um alto gasto calórico. Logo, ela é uma grande aliada no processo de emagrecimento. No entanto, os benefícios da modalidade vão muito além dos resultados visíveis. A corrida também impacta o humor do indivíduo — e o melhor: não é necessário percorrer longas distâncias. Na verdade, um estudo descobriu que apenas 10 minutos de esforço são suficientes para melhorar o seu astral.

A pesquisa, publicada no jornal Scientific Reports, envolveu 26 participantes saudáveis. Todos realizaram uma sessão de corrida durante dez minutos em uma esteira, além de uma sessão de controle em repouso. 

Os pesquisadores determinaram o humor de cada integrante usando ferramentas individualizadas. Assim, cada um foi testado antes e depois de participar do experimento.

Corrida e humor: Resultados da pesquisa

Ao final do estudo, percebeu-se que os dez minutos tiveram um impacto significativo no humor dos corredores. Com esses efeitos positivos, chegou-se à conclusão de que a corrida fez com que as funções executivas do cérebro sofressem uma melhora (ligada aos processos mentais que ajudam o indivíduo a planejar, focar e lembrar de instruções).

Além disso, a corrida ajuda a controlar o estresse. Ao realizar uma atividade física que exige um alto grau de esforço, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Em 2019, ainda foi publicado um estudo no British Journal of Sports Medicine, que identificou uma associação entre a prática da corrida e a redução do risco de morte.

“O aumento das taxas de participação nessa atividade, independentemente do nível, provavelmente levaria a melhorias substanciais na saúde e na longevidade da população”, concluíram os pesquisadores.

Leia também: Como usar a corrida para emagrecer

Benefícios da corrida ao ar livre

Apesar de a pesquisa do jornal Scientific Reports ter investido na execução do exercício na esteira, a corrida na rua parece ser uma ótima opção para aqueles que desejam treinar.

Por meio do exercício físico ao ar livre, é possível estar em contato com a natureza — interação que ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Além disso, treinar em locais abertos proporciona o contato com a luz do sol, colaborando, assim, para um aumento da vitamina D.

Por onde começar

O autor que liderou a pesquisa ainda ressaltou que os resultados positivos não dependem de uma prática constante. “Nossos experimentos sempre usam modelos mínimos de exercícios, e este mostra que uma única corrida de 10 minutos faz diferença para o humor, não importa se você corre regularmente ou não”, afirmou Hideaki Soya.

No entanto, correr com frequência traz melhores resultados a longo prazo, como: emagrecimento, melhora no condicionamento físico e na autoestima e prevenção de doenças cardíacas.

Apesar de todas as vantagens, algumas precauções devem ser tomadas. Ao iniciar a corrida, o praticante está suscetível a sofrer alguma lesão, principalmente se não houver uma orientação profissional. Por isso, investir em um tênis apropriado e confortável, consultar um médico e procurar apoio de algum especialista é essencial para uma prática segura. Além disso, vale a pena criar uma rotina, já que mesmo sem motivação, é preciso disciplina para manter a constância e alcançar os objetivos.

Outro ponto importante é ter calma e paciência. Se você forçar o seu corpo de maneira exagerada e ultrapassar os seus limites logo na primeira corrida, as chances de sair machucado ou de não prosseguir com a prática são grandes. Por isso, no início, alterne a caminhada com a corrida. Dessa forma, o seu corpo cria a resistência necessária para aguentar maiores distâncias ou, quem sabe, um treino com alta intensidade e velocidade, para, assim, usufruir dos benefícios da corrida.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!