Correr agasalhado emagrece? Saiba mais
A corrida é uma das atividades físicas mais acessíveis e traz vários benefícios para a saúde. Mas o esporte pode trazer dúvidas para os praticantes, principalmente no início. Uma delas é se correr agasalhado emagrece ou não. Continue lendo para descobrir!
Correr agasalhado não emagrece
De acordo com o Professor Dr. Guilherme Shimojo, docente do curso de Educação Física da Estácio, isso não passa de um mito. Isso porque correr com muitas roupas não aumenta o gasto calórico.
“Na verdade, aumenta-se muito a temperatura corporal e com isso o corpo imediatamente inicia uma resposta contrária, como aumento da sudorese objetivando reduzir a temperatura corporal a fim de mantê-la em níveis normais”, explica o especialista.
Para Guilherme, as pessoas costumam correr agasalhadas para potencializar o emagrecimento. “A justificativa desta estratégia seria que correr agasalhado aumenta a produção de suor e isso ajuda a emagrecer. Mas é apenas um mito”, ressalta.
Dessa maneira, opte por usar trajes que aqueçam o corpo durante dias frios, mas que não atrapalhem a transpiração. “Caso aconteça, teremos uma elevação da temperatura corporal e todo o processo de termorregulação do corpo acontecerá mesmo no frio”, afirma o professor de Educação física.
Leia também: Como evitar dores ao correr no frio
Pode correr todos os dias?
Uma grande dúvida entre quem pratica corrida é se pode correr todos os dias. Para o professor de Educação Física, iniciantes sem acompanhamento de um profissional devem evitar correr todos os dias.
Além disso, ele ressalta que a prática de corrida pode causar lesões em joelhos, tornozelos e pés em até 83% dos atletas amadores ou competitivos. Assim, prejudicando a qualidade de vida, seja de forma temporária ou definitiva.
“Portanto, o acompanhamento de um profissional de educação física é de suma importância para sua rotina de corrida independente do seu objetivo – seja você iniciante, intermediário ou avançado. Diversos estudos vêm demonstrando os efeitos positivos do treinamento aeróbio como, um bom efeito protetor cardíaco e melhor qualidade de vida e desempenho aeróbio” finaliza Dr. Guilherme.
Fonte: Dr. Guilherme Shimojo, Professor e docente do curso de Educação Física da Estácio.