O que controla o nosso apetite?

Alimentação Bem-estar
22 de Novembro, 2019
O que controla o nosso apetite?

Estamos acostumados a dizer “estou satisfeito”, mas alguém sabe o que isso realmente significa? Um novo estudo descobriu que o que sinaliza o apetite e informa ao nosso corpo para parar de comer é algo diferente do que se pensava.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia – São Francisco, nos Estados Unidos, o alongamento do intestino desempenha um papel importante na sinalização de que estamos “cheios”.

Estudando o apetite

Os neurônios sensoriais do intestino já haviam sido categorizados em três tipos: terminações mucosas, arranjos laminar intraganglionares (IGLEs) e arranjos intramusculares. No entanto, pouco se sabia sobre o desenho e a função de cada tipo. 

De acordo com a análise, o nervo vago é a principal via neural que transmite informações do intestino para o cérebro, mas as identidades e funções dos neurônios específicos que estão enviando esses sinais ainda eram pouco compreendidas.

Os pesquisadores estimularam esses diferentes neurônios sensoriais em ratos enquanto eles comiam, testando para ver qual gatilho os faria parar. O primeiro teste foi realizado nas terminações da mucosa, que controlam o apetite e detectam hormônios relacionados à fome. 

Os estudiosos ficaram surpresos ao ver que a estimulação desses neurônios não afetou a alimentação dos ratos. Quando os IGLEs, responsáveis ​​por detectar o alongamento no intestino, foram estimulados, no entanto, os ratos pararam de comer por completo.

Por que isso importa?

Apetite e fome são o que nos levam a comer. Com tantas pessoas procurando maneiras de controlar esses sentimentos e cessar os desejos, é importante descobrir o que afeta nossa vontade de consumir alimentos.

Estudos como esse também podem fornecer novas pistas para o tratamento da obesidade. Os resultados da pesquisa demonstram ainda porque a cirurgia bariátrica é tão eficaz:  porque um intestino menor leva a um alongamento mais rápido do órgão.

Leia também: Açúcar invertido: O que é e para que serve?

Próximos passos

Os resultados deste estudo permitiram aos pesquisadores criar um mapa mais atualizado de como o intestino funciona, descrevendo como os tipos de células vagais influenciam o trato gastro intestinal, afetando tanto o apetite quanto a fome. Agora sabemos que ativar os sensores de alongamento vagal é uma maneira poderosa de bloquear a alimentação. 

No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir o que especificamente aciona esses sensores quando estamos comendo.

Leia também: Lanches saudáveis que são bons para o intestino

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia