Como vencer a vontade de comer doces?

Alimentação Bem-estar
22 de Junho, 2022
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Como vencer a vontade de comer doces?

A vontade excessiva de comer doces é um problema para você? O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de problemas como diabetes, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre. Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como mousses, bolos, sorvetes, balas e tudo o que você imaginar que tenha esse ingrediente, também é prejudicial à saúde. Sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável. Até aqui, essa informação pode não ser novidade. Mas, muito se fala sobre vício em açúcar. Contudo, esse termo está errado e até hoje não temos comprovação de que isso ocorre. Mas, o que sabemos é que nenhum alimento é capaz de gerar uma crise de abstinência. Logo, não temos como ter “vício em comida. Então, o que acontece?

O que acontece quando comemos doces?

Quando ingerimos açúcar, sal ou gorduras, por exemplo, as regiões cerebrais de prazer e recompensa são ativadas, a partir desse aspecto que alguns cientistas passaram a acreditar que o conceito de “vício em comida” fosse adequado. O cérebro libera dopamina, substância que causa prazer. A glicemia dispara e em seguida, a insulina é liberada em grande quantidade provocando uma redução de glicose no sangue. Dessa forma, a insulina elevada causa o acúmulo de gordura. Durante esse processo que acontece os sinais de desejo por mais açúcar no corpo. Da mesma forma que a glicemia subiu no começo do processo, ela despenca e sem açúcar o corpo começa a “pedir” mais doces. Os hormônios ligados à saciedade começam a falhar gerando distúrbios alimentares como compulsão alimentar e aumento de peso, além de ocasionar doenças em sistema digestório e cardiovascular.

Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Como vencer a vontade de comer doces

Existem algumas ações que podem te ajudar a diminuir a vontade de comer doces. Por exemplo, evitar alimentos industrializados (em especial com farinha branca) e beber mais água pois o cérebro confunde desidratação com fome. Você também pode adaptar seu paladar para não precisar do açúcar, pois o paladar demora cerca de 3 semanas para se habituar com o sabor menos doce, pois é o tempo que leva para a renovação das papilas gustativas na língua, que acabam se adaptando aos novos sabores. Para facilitar a mudança e a aceitação do paladar, pode-se retirar o açúcar aos poucos, reduzindo a quantidade usada nos alimentos até zerar completamente. E o mesmo vale para adoçantes. Ou seja, reduza a quantidade de gotas utilizadas. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos que podem ser amargos ou azedos, como frutas ácidas e verduras cruas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva