Como superar a síndrome do impostor e parar de duvidar de si mesmo
Sente com uma certa frequência que tudo o que faz não é bom o suficiente? Além disso, já duvidou merecer algo bom (como uma promoção no trabalho) por achar que não dá conta? Ou, então, acha que é uma fraude? Calma, estamos aqui para te ajudar: o quinto episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, ensina como superar a síndrome do impostor.
Nele, a apresentadora Cris Dias entrevista a psicóloga Fernanda Gambera sobre o que é a condição, por que ela acontece, sinais para identificar e como tratar. Gostou do tema? Então aperte o play:
Conheça a convidada
Fernanda Gambera é psicóloga e psicanalista. Além dos atendimentos clínicos, tem o seu trabalho voltado ao universo feminino nas redes sociais.
O que é a síndrome do impostor?
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama e a atriz global Meryl Streep já sofreram com ela. A síndrome do impostor, como o próprio nome explica, é aquela sensação de que você é uma fraude. “E isso não tem nada a ver com o reconhecimento social: você pode ser alguém famoso e ainda ter a síndrome do impostor. O sentimento está mais relacionado à insegurança, à sensação de não pertencimento e à autossabotagem”, diz a especialista.
As pessoas com a condição frequentemente acham que o que conquistaram foi pura sorte e não teve nada a ver com o mérito próprio — como uma grande desvalorização de si. Desse modo, elas temem, a todo momento, que outros as desmascarem.
De acordo com a psicóloga, isso acontece porque estamos sempre criando, em nossas cabeças, um ideal de como devemos ser. E as minorias sociais, infelizmente, acabam sofrendo ainda mais com essa pressão. “Uma mulher em um cargo alto, por exemplo. A todo momento, podem surgir dúvidas em sua cabeça, como ‘como devo me comportar?’, ‘será que preciso ser mais agressiva?’.”
Como superar a síndrome do impostor?
- Busque o autoconhecimento: a psicoterapia é o melhor caminho para isso. Provavelmente, você acabará descobrindo muitas informações a respeito de si próprio;
- Filtre os perfis que você segue na internet: lembre-se que as redes sociais são apenas um recorte da realidade — as pessoas não são produtivas 100% do tempo, e você também não precisa ser.
Quer saber mais? Então não deixe de escutar o quinto episódio do De bem com você!
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.