Como superar a síndrome do impostor e parar de duvidar de si mesmo

Bem-estar Equilíbrio
18 de Agosto, 2021
Como superar a síndrome do impostor e parar de duvidar de si mesmo

Sente com uma certa frequência que tudo o que faz não é bom o suficiente? Além disso, já duvidou merecer algo bom (como uma promoção no trabalho) por achar que não dá conta? Ou, então, acha que é uma fraude? Calma, estamos aqui para te ajudar: o quinto episódio do podcast De Bem Com Você, da Vitat, ensina como superar a síndrome do impostor.

Nele, a apresentadora Cris Dias entrevista a psicóloga Fernanda Gambera sobre o que é a condição, por que ela acontece, sinais para identificar e como tratar. Gostou do tema? Então aperte o play:

Conheça a convidada

como superar a síndrome do impostor

Fernanda Gambera é psicóloga e psicanalista. Além dos atendimentos clínicos, tem o seu trabalho voltado ao universo feminino nas redes sociais.

O que é a síndrome do impostor?

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama e a atriz global Meryl Streep já sofreram com ela. A síndrome do impostor, como o próprio nome explica, é aquela sensação de que você é uma fraude. “E isso não tem nada a ver com o reconhecimento social: você pode ser alguém famoso e ainda ter a síndrome do impostor. O sentimento está mais relacionado à insegurança, à sensação de não pertencimento e à autossabotagem”, diz a especialista.

As pessoas com a condição frequentemente acham que o que conquistaram foi pura sorte e não teve nada a ver com o mérito próprio — como uma grande desvalorização de si. Desse modo, elas temem, a todo momento, que outros as desmascarem.

De acordo com a psicóloga, isso acontece porque estamos sempre criando, em nossas cabeças, um ideal de como devemos ser. E as minorias sociais, infelizmente, acabam sofrendo ainda mais com essa pressão. “Uma mulher em um cargo alto, por exemplo. A todo momento, podem surgir dúvidas em sua cabeça, como ‘como devo me comportar?’, ‘será que preciso ser mais agressiva?’.”

Como superar a síndrome do impostor?

  • Busque o autoconhecimento: a psicoterapia é o melhor caminho para isso. Provavelmente, você acabará descobrindo muitas informações a respeito de si próprio;
  • Filtre os perfis que você segue na internet: lembre-se que as redes sociais são apenas um recorte da realidade — as pessoas não são produtivas 100% do tempo, e você também não precisa ser.

Quer saber mais? Então não deixe de escutar o quinto episódio do De bem com você!

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva