Como ser feliz com pequenos passos

6 de fevereiro, 2020

Como ser feliz? A questão parece bastante simples. Mas, quando você realmente dedica um tempo para avaliar seu nível de felicidade, pode descobrir que está desequilibrado e se perguntar como exatamente pode alcançar esse sentimento. 

A verdade é que uma vida mais feliz significa muitas coisas para pessoas diferentes. E, embora todos desejem ser mais positivos, poucos de nós sabemos como trazer mais prazer para nossas vidas, enquanto afastamos pensamentos negativos. 

Felizmente, ao seguir estas pequenas dicas de como ser feliz, é possível descobrir que a satisfação com a vida pode estar mais ao alcance do que parece. 

Defina limites

Se o autocuidado for uma prioridade para sua felicidade geral, é importante ter permissão para dizer “não”. Portanto, seja diligente com seus limites. É fácil cair em um padrão de tentar abraçar mais tarefas que o possível, pessoal e profissionalmente, apenas para nos sentirmos aproveitados, degradados ou ressentidos. Mas, é importante criar limites para si e para os outros. Isso define o cenário para uma vida mais feliz. Também, limites saudáveis ​permitem que outros tenham clareza sobre o que podem esperar de você.

Uma estratégia para entender melhor dizer “não” e trazer felicidade à sua vida? Em vez de responder com rejeição imediata, defina um prazo – permitindo-se sentir-se à vontade com qualquer decisão que tomar, além de honrar seus compromissos.

Use aromaterapia para o autocuidado

Não apenas os óleos essenciais, como lavanda e hortelã-pimenta, têm um efeito calmante, mas também ajudam a limpar a mente quando se está estressado. Com isso, a aromaterapia é um excelente estimulante de humor quando você sofre uma crise, por exemplo. Os aromas cítricos acordam, a lavanda ou o ylang ylang podem acalmar, e os cheiros quentes, como baunilha ou cravo, podem fazer você se sentir quente e seguro. Mantenha os óleos essenciais em sua mesa ou na bolsa.

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Recite afirmações para combater emoções negativas

Afirmações são declarações ou proposições que são declaradas verdadeiras. Em um estudo de imagens cerebrais de 2015 publicado no Social Cognitive and Affective Neuroscience Journal,os cientistas revisaram o que acontece no cérebro quando as pessoas praticam autoafirmação. Eles descobriram que os participantes que foram assertivos com isso apresentaram maior atividade na região do cérebro que processa a autoestima e a valorização. Assim, uma maneira fácil de adquirir o hábito diário de usar afirmações é criar cinco sentenças aspiracionais sobre você, começando com as palavras “eu sou”. Por exemplo, “Sou amado” ou “Sou saudável”. Em seguida, repita essas afirmações em voz alta, pela manhã e novamente antes de dormir. Isso aumentará a autoestima. Além disso, ajuda a programar o subconsciente para ter pensamentos mais positivos.

Traga natureza para casa

Seu espírito não é a única coisa que pode estar precisando de uma transformação na felicidade. Aprimorar a casa e integrar elementos mais naturais, como plantas, madeira ou velas orgânicas pode ser a chave de como ser feliz. Da mesma forma, certas cores, naturalmente, trazem mais animação. Amarelo, azul céu, violeta, verde e sálvia são tons conhecidos por dar um impulso ao humor. Além disso, mantenha as janelas limpas para que a luz natural possa entrar. Em áreas onde se passa longos períodos de tempo e a luz do dia não é acessível, use lâmpadas que imitam a temperatura e cor do sol.

Faça uma caminhada

Está provado que o exercício pode afetar o humor. Claro, uma sessão de suor na academia pode servir como uma distração para qualquer problema que esteja enfrentando. Mas, você não precisa de uma hora intensa de aula para colher os benefícios. Tem como ser feliz como atividades simples, como uma caminhada no quarteirão. Da mesma maneira, o exercício permite ao corpo entrar no estado equilibrado de que precisa para estabilizar os hormônios e liberar endorfinas.

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Passe menos tempo no celular

Desconectar-se da tecnologia, da mídia social e do trabalho libera tempo para participar de outros hobbies e atividades que trazem alegria. Pois, precisamos de tempo para reabastecer e recarregar as baterias. Mas vamos ser sinceros: se você tem um trabalho que exige que verifique seu e-mail com frequência ou não consegue resistir a postar foto no Instagram, talvez possa começar com o pequeno objetivo de não verificar o telefone 20 minutos antes de dormir.

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