Como secar a louça da forma correta: com um pano ou naturalmente?
Terminou de lavar vários copos, pratos e panelas, e não sabe se os deixa secar naturalmente ou, então, parte para o pano de prato? Veja como secar a louça da forma correta e evitar a contaminação dos objetos:
Em 2018, um estudo da Universidade de Mauritius mostrou que os micro-organismos presentes nos panos de prato e toalhas de mesa podem causar diversas doenças. Para as análises da pesquisa, foram testados 100 tecidos usados durante um mês. 49% deles apresentavam micro-organismos que geram intoxicação alimentar.
Leia também: Como tirar mofo do guarda-roupa e neutralizar os odores?
Como secar a louça?
O correto mesmo é deixar a louça secando naturalmente! O costume de enxugar os utensílios com o pano de prato é antigo, contudo, a melhor opção é colocar as peças no escorredor. Com o pano, alguns materiais (como o próprio tecido ou poeira) podem acabar passando para copos, pratos e panelas. Isso pode sim contaminar a louça. Se não pretende esperar tanto tempo para a secagem da louça, uma opção viável é usar o papel-toalha, que deve ser descartado em seguida.
Leia também: Rituais noturnos que garantem uma manhã tranquila
Além da poeira e dos materiais do tecido, geralmente, o pano de prato também é o mesmo usado para a secagem das mãos ou para a manipulação de utensílios na cozinha. Por isso, é importante trocar frequentemente o item para evitar a proliferação de bactérias. Além disso, mantenha sempre um pano para cada função.
Uma dica para evitar a proliferação dessas bactérias nas louças e na cozinha é lavar os itens com frequência — deixá-los de molho na água com bicarbonato de sódio ajuda a tirar as manchas. Além disso, também é ideal secar a pia após a lavagem das louças, afinal, o ambiente úmido se torna uma casa perfeita para micro-organismos e até insetos.