Como se tornar uma pessoa mais forte mentalmente

31 de janeiro, 2020

Existem pessoas mais fortes mentalmente do que outras. Uma pessoa mentalmente forte é aquela que não se deixa levar por influência de outros, e que se orgulha de sua personalidade. No entanto, não significa que estão imunes à depressão e ansiedade, por exemplo.

Mas, a característica principal dessas pessoas é a confiança. Com apenas algumas dicas, você pode refletir, e agir para tornar-se uma pessoa mais forte:

Faça autoanálise

Quando tiver algo incomodando, como por exemplo o cachorro do vizinho latindo o dia inteiro enquanto você tenta trabalhar em casa, não surte. Pergunte a si mesmo: por que isso está me incomodando? Você está realmente preocupado com o cachorro? Uma interação ruim do passado com esse vizinho influenciou a maneira como você está reagindo dessa vez?

Ao chegar em uma conclusão, você verá que muitas vezes pode ser exagero, e não deve se preocupar tanto.

Leia também: Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade

Todos nós temos pensamentos sobre quem somos: nossos pontos fortes e fracos, valores, gostos e desgostos, e coisas que nos perturbam. Isso afeta a maneira como respondemos aos desafios. 

Portanto, também é bom ter uma ideia de como certas situações podem afetar nosso ‘eu’. Conectar-se com o “eu” interior pode ajudar a entender nossos sentimentos.

Avalie a situação

Se o seu carro ficar com o pneu furado a caminho de uma reunião importante no trabalho, pode parecer uma emergência no momento. Entretanto, por mais frustrante que soe, a situação provavelmente não é tão desastrosa. Assim, ser capaz de compreender que existe uma saída e que talvez isso seja uma situação engraçada para contar depois pode ajudar.

Portanto, colocar a situação em perspectiva e ser capaz de dividir a solução em etapas possíveis é uma parte importante da construção de ser forte mentalmente.  

Considere procurar ajuda

Você deve saber com quem desabafar quando precisa de ajuda com seus problemas. É importante pensar em alguém que você confie, como um amigo ou um familiar que irá te ouvir em um momento preocupante e poderá ajudá-lo a se sentir melhor com o que está acontecendo.

Leia também: Como aumentar a autoconfiança

Use o mindfulness

Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.  Com isso, é uma ótima maneira de se tornar mais forte mentalmente. Seja através da prática formal de meditação ou simplesmente estando presente no momento, dá ao cérebro a chance de determinar melhor como responder e fortalecer esses caminhos resilientes.

Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.