Como queimar as calorias de um ovo de Páscoa?

Alimentação Movimento
11 de Abril, 2023
Como queimar as calorias de um ovo de Páscoa?

Na Páscoa, é normal comer um pouco mais de chocolate do que o habitual. O importante é retomar a rotina e não tornar esse episódio recorrente. Mas afinal, como queimar as calorias do ovo de Páscoa? E quanto tempo de exercício é necessário?

De acordo com a Heart Research do Reino Unido, as mulheres devem consumir cerca de duas mil calorias por dia, enquanto os homens um pouco mais — 2,5 mil calorias. Porém, um ovo de Páscoa com tamanho normal tem, em média, 1,7 mil calorias. Ou seja, quase toda a necessidade diária de uma mulher.

Leia mais: Afinal, quais são as diferenças entre os tipos de chocolate?

Como queimar as calorias do ovo de Páscoa?

De acordo com cientistas da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, para queimar as calorias de um ovo de Páscoa é necessário fazer uma corrida de três horas ou uma caminhada de 24 quilômetros — cerca de seis horas.

Mas calma: caso você tenha consumido ovos de Páscoa menores, isto é, que possuem cerca de 400 calorias, a quantidade de exercícios também diminui. Nesse caso, é possível queimar com uma corrida de 40 minutos ou caminhada de 80. Os cálculos são baseados em uma pessoa média pesando cerca de 80 quilos.

Os especialistas ainda afirmam que é tempo de diversão e a Páscoa é para comer chocolate sem culpa, porém, eles lembram que o excesso a longo prazo pode levar a problemas maiores, como diabetes e risco de doenças cardíacas.

Por isso, o ideal é comer apenas um ovo de chocolate e que os doces acabem até o início da semana para evitar tentações desnecessárias após o término do feriado. Eles ainda pedem que as pessoas façam caminhadas diárias durante a semana após o feriado.

Como armazenar os ovos de páscoa? 

Antes de tudo, é preciso prestar atenção no prazo de validade. Geralmente, versões caseiras têm vida útil menor, pois não utilizam conservantes. O ovo de mercado deve ser mantido em temperatura ambiente, local fresco e longe do sol. Eles duram de dois a três meses se estão totalmente fechados.

Se o ovo estiver aberto, o ideal é guardá-lo em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até sete dias. No caso de ovos recheados, o consumo deve ocorrer em até 15 dias.

Além disso, os ovos podem ser guardados na geladeira, mas a refrigeração altera a estrutura do chocolate, ou seja, o gosto pode mudar gradativamente. Se não puder contar com recipientes herméticos, o bom e velho papel-alumínio resolve o caso! Basta envolver o ovo no material e armazená-lo nas condições citadas.

Outra dica é guardá-los em caixas de papelão. Elas protegem o chocolate contra a luz do sol e evitam o contato direto com o ar. Por fim, também é possível congelá-los. Contudo, vale lembrar que o processo de congelamento altera o sabor e a textura dos alimentos. Após congelado, a melhor opção é usar o ovo em receitas que precisam de chocolate derretido.

Basta embalar o ovo em papel-alumínio bem vedado e colocar em um saco próprio para o freezer. A validade dura até 12 meses.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes