Como prevenir as complicações causadas pelo Diabetes?

Saúde
18 de Dezembro, 2023
Como prevenir as complicações causadas pelo Diabetes?

O diabetes é uma doença causada pela diminuição nos níveis da insulina no organismo ou uma resistência à sua ação. A insulina é produzida pelo pâncreas, que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. 

Se não controlado, o diabetes pode causar uma série de outras doenças, como as cardiovasculares. Isso porque, ao longo do tempo, os pacientes com diabetes, assim como outras doenças, como hipertensão e obesidade, apresentam alterações nas artérias de todo o organismo. Como consequência, pode levar ao aparecimento de placas nesses vasos.

Essas placas, por sua vez, podem entupir as artérias e comprometer o fluxo sanguíneo em determinados órgãos. Se isso acontecer no coração, pode levar ao infarto agudo do miocárdio. Se, por outro lado, isso acontecer nos vasos cerebrais, pode acontecer um acidente vascular encefálico isquêmico (ou AVC). Por essa razão, a prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares é fundamental no enfrentamento das doenças crônicas.

Clique aqui e conheça o Saúde Sem Segredo, o seu guia rápido e fácil sobre Diabetes.

O que são as doenças crônicas?

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, isto é, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias causam um elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos negativos para famílias, indivíduos e a sociedade em geral¹. 

Elas são hoje responsáveis por 72% da mortalidade no Brasil e mais prevalentes entre as pessoas de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e terem menos acesso aos serviços de saúde². O aumento da carga de DCNT reflete os efeitos negativos da globalização, da urbanização rápida, da vida sedentária e da alimentação com alto teor calórico e do uso do tabaco e do álcool.

Leia mais: Diabetes tipo 2: o que é, principais sintomas e como prevenir

É possível prevenir as doenças crônicas?

As doenças crônicas apresentam início gradual, com duração longa ou incerta. O tratamento envolve mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura. 

Dessa forma, algumas doenças crônicas não podem ser prevenidas, como o caso do Diabetes tipo 1, doenças autoimunes, doenças congênitas etc. Nesse caso, o tratamento é fundamental para que o paciente conviva com a condição e tenha qualidade de vida.

Nesse sentido, o diagnóstico precoce do diabetes é fundamental, uma vez que, instalada a doença, é necessário iniciar o tratamento adequado da condição. Assim, é possível diminuir o risco do indivíduo apresentar doenças cardiovasculares durante a sua vida, dentre outras doenças crônicas.

Veja algumas mudanças de hábitos que podem ser implementadas no dia a dia para ter um estilo de vida mais saudável e melhorar a expectativa e a qualidade de vida:

  • Manter uma alimentação saudável e variada, rica em frutas, vegetais e cereais, por exemplo. Reduzir, também, o consumo de industrializados, açúcar e sódio;
  • Praticar atividades físicas regulares;
  • Reduzir/evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar.

Vivendo com o diabetes

Com grande atuação no tratamento para controle do diabetes, a Sanofi trabalha há quase um século para ampliar as opções terapêuticas. Indo além dos medicamentos e reconhecendo as necessidades individuais de cada pessoa com diabetes, possui uma abordagem única que reúne um amplo portfólio baseado em insulina, por meio de canetas com o poder da tecnologia digital e pessoal.

O Brasil encontra-se em quinto lugar no ranking dos dez principais países ou territórios que possuem adultos (20-79 anos) convivendo com o diabetes. Para reverter o curso das doenças crônicas, a Sanofi combina sua vasta experiência e portfólio de marcas confiáveis ​​com o poder da tecnologia e inovação digital para desenvolver soluções de cuidados simplificadas e personalizadas que transformarão o gerenciamento de doenças crônicas. E, então, mudar a prática da medicina e redefinir a saúde de milhões de pessoas. 

Clique aqui e conheça o Saúde Sem Segredo, o seu guia rápido e fácil sobre Diabetes.

Referências 

1: Doenças crônicas não transmissíveis, um grande desafio da sociedade contemporânea. Acesso em 21/11/2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/XWjbk9s4LyS8rnvLfCMWsxw/

2: PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) NO BRASIL

2011-2022. Acesso 21/11/2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf

 

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo