Como prevenir a sarna?

Saúde
06 de Julho, 2023
Como prevenir a sarna?

No fim de junho, um surto de escabiose – a popular sarna – atingiu um grupo de refugiados afegãos instalados temporariamente no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A doença foi confirmada em três pessoas, segundo a Prefeitura de Guarulhos. No entanto, há relatos de que haveria pelo menos mais de 20 casos. Em resposta, a prefeitura está distribuindo medicamentos e reforçando medidas de higiene no local. Mas afinal, como prevenir a sarna?

Leia mais: Mulher contraiu sarna na academia; como evitar essa situação?

O que é a sarna?

Causada pelo Sarcoptes scabie, um ácaro parasita que vive e se reproduz na pele, a sarna é altamente contagiosa. Dessa forma, pode afetar adultos e crianças. Em resumo, esse ácaro cava “túneis” sob a pele onde a fêmea deposita os ovos.

“No entanto, para que ocorra a transmissão, é necessário haver contato interpessoal próximo, como pegar na mão e abraçar, por exemplo”, explica o dermatologista Alberto Cardoso, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Há um tipo de sarna conhecida como crostosa ou norueguesa, mais comum em imunodeprimidos. Nesse caso, a pessoa tem uma hiperinfestação com milhões de parasitas, o que facilita a dispersão desses ácaros.

Como prevenir a sarna?

O contágio por objetos compartilhados pode ocorrer, mas não é tão comum. Isso porque o ácaro não sobrevive por muito tempo fora do hospedeiro. Por isso, para prevenir a infecção, deve-se evitar o contato íntimo com pessoas contaminadas e manter bons hábitos de higiene. Ou seja, lavar sempre as mãos com água e sabão e usar álcool gel, além de não compartilhar roupas e toalhas. “É mais difícil se contaminar ao sentar em um banco, por exemplo, porque o parasita não atravessa a roupa”, diz o especialista.

O diagnóstico é clínico, a partir da observação de lesões típicas. O principal sintoma é uma coceira intensa, principalmente à noite. A infecção deixa uma espécie de rastro na pele e pápulas – bolinhas bem características. O tratamento é feito com loções tópicas, mas pode incluir medicamentos via oral. Normalmente, repete-se o tratamento após uma semana para eliminar os ovos que possam ter permanecido. Embora dificilmente cause complicações, se a infecção se tornar muito intensa ou crônica. Além disso, as lesões que ocorrem pelo ato de coçar podem abrir caminho para infecções bacterianas secundárias.

 

Fonte: Agência Einstein.

Leia também:

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show

mulher grávida comendo um pote de iogurte com frutas na cozinha
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Quantas calorias a gestante deve consumir por dia?

Especialista afirma: mais importante do que a quantidade de calorias, é a qualidade da alimentação durante a gestação