Como plantar alho em casa? Dicas para evitar complicações
O alho é um alimento muito usado na cozinha e bem popular no país. Em 2021, o Brasil produziu cerca de 20 milhões de caixas de alho, sendo Minas Gerais o maior estado produtor. Saber como plantar alho em casa é uma ótima forma de reaproveitar dentes de alho que não serão usados e promover benefícios para a saúde.
Há milhares de anos, o alho é usado não só como tempero, mas também como aliado da saúde por seus efeitos medicinais. É rico em sulfetos alílicos, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de câncer de cólon, reduzemo colesterol, regulam a pressão sanguínea, combatem fungos e bactérias e protegem o coração. É muito usado no tratamento de infecções como alternativa a produtos industrializados. Entretanto, o uso do alimento não substitui a consulta médica.
Leia também: Melhores ervas para chá que você pode plantar em casa
Plantar alho em casa é uma alternativa para quem tem horta no quintal, ou então, para quem que iniciar uma plantação. Com relação ao clima, o alho se adapta bem a várias temperaturas e condições. Contudo, o frio, entre 10 e 20°C, é ideal para que o alimento cresça.
De acordo com Adriano Watanabe, diretor da Vertical Garden, a melhor estação para plantar alho é o outono, já que as melhores cabeças de alho são colhidas nesse período. Mas no geral, ele pode ser plantado em qualquer estação. O diretor fala ainda que os melhores vasos são os que têm espaço suficiente para acomodar os bulbos para que eles possam se desenvolver.
Como plantar alho em casa
Para a plantação, são necessários uma cabeça de alho, terra própria para plantação e um vaso. Coloque a terra no vaso ou na garrafa pet. Em seguida, quebre os dentes de alho e disponha-os verticalmente no solo. Atenção: aqui, a parte mais fina do alho deve ficar virada para cima!
O ideal é que o local onde o alho será enterrado tenha entre 2 e 3 cm de profundidade. Se plantar mais de um alho no mesmo lugar, deixe um espaço de 20 a 30 cm entre eles. Assim como outras plantações, é muito importante deixar o vaso em local arejado e com luz solar. “Basicamente, a irrigação deve ocorrer a cada 10 ou 15 dias, e o vaso precisa ter muito contato com a luz solar. A principal dica é sempre se informar sobre a iluminação necessária, isto é, se trata-se de uma planta de sol pleno ou de meia-sombra”, afirma Watanabe.
Leia também: Horta em casa: Cultive temperos e hortaliças
Um passo muito importante na hora de cuidar dessa plantação é observar o caule floral. Ele não deve passar de 10 centímetros, portanto, deve ser podado quando necessário. É possível perceber se a plantação deu certo com três meses após o primeiro processo, mas ele pode durar até nove meses.
Por fim, para saber se eles estão prontos para a colheita, basta ver se as folhas mais velhas estão amarelas e secas. Se a resposta for sim, o seu alho pode ser o colhido — arrancando a planta inteira, sem retirar as folhas!
Cuidados
Para completar, Watanabe ressalta que um dos maiores erros que as pessoas cometem com as plantas em casa é o excesso ou a falta de rega. Como solução, vasos auto irrogáveis dão mais autonomia para as pessoas e as plantas, já que são reabastecidos apenas 4 vezes ao ano.
Fonte: Adriano Watanabe, diretor da Vertical Garden.