Como melhorar a imunidade e resfriados no frio?

Saúde
04 de Junho, 2024
Como melhorar a imunidade e resfriados no frio?

Você já teve aquelas crises de tosse que parecem intermináveis, causando um desconforto considerável? Este problema é bastante comum nas pessoas, especialmente nesta época do ano. Uma das principais causas são as constantes mudanças de temperatura que propiciam o surgimento de resfriados. Mas afinal, como melhorar a imunidade no frio?

Leia mais: Safra de inverno: veja as frutas e os vegetais da estação

Por que a imunidade cai no frio?

A transição entre estações, com suas flutuações climáticas, pode enfraquecer nosso sistema imunológico. Assim, ficamos mais suscetíveis a infecções respiratórias. Essas crises de tosse não apenas interferem em nossas atividades diárias, mas também podem prejudicar nosso sono e bem-estar geral. Por isso, é essencial entender as causas e buscar formas eficazes de prevenção e tratamento para manter a saúde respiratória em dia durante todo o ano.

De acordo com a médica otorrinolaringologista, Dra. Ananda Lopes, “a tosse geralmente é o último sintoma a aparecer no resfriado e o último a desaparecer, principalmente porque a laringite se mantém por mais tempo, devido à inflamação na região da garganta onde ocorre o estímulo da tosse”, comenta a médica. 

Como melhorar a imunidade no frio?

No início do resfriado, a presença de secreção provoca ainda mais tosse, especialmente quando nos deitamos. Isso porque a secreção desce e estimula a área afetada. Para aliviar e melhorar a imunidade, Dra. Ananda comenta algumas dicas:

Hidratação e ventilação do ambiente

Manter-se bem hidratado é essencial para diluir as secreções e reduzir a irritação na garganta. Além disso, garantir que os ambientes estejam bem ventilados e utilizar umidificadores de ar pode ser extremamente benéfico. Os umidificadores ajudam a manter a umidade, prevenindo o ressecamento das vias respiratórias, o que contribui para a redução da irritação e da tosse.

Cuidados com a alimentação

Evitar comer em grandes quantidades ou se deitar logo após as refeições pode ajudar a prevenir o refluxo, que pode agravar a tosse. Espere um tempo após comer antes de se deitar e tente dormir com a cabeceira mais elevada para evitar que o ácido estomacal cause irritação na garganta.

Ambiente adequado

Em dias mais frios e secos, típicos do outono, é comum que as pessoas permaneçam mais tempo em ambientes fechados, facilitando a propagação de vírus. O ar frio e seco também irrita as mucosas respiratórias, como o nariz, garganta e brônquios, aumentando a predisposição a doenças respiratórias. Manter os ambientes bem ventilados e, se possível, usar umidificadores de ar pode ajudar a evitar esse problema.

Como melhorar a imunidade: veja outras dicas

Para prevenir gripes e resfriados, além de seguir as dicas mencionadas, é importante adotar medidas que fortalecem o sistema imunológico. A médica otorrinolaringologista Ananda Lopes recomenda algumas práticas fundamentais:

  1. Alimentação balanceada: Consumir uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, que são fontes de vitaminas e antioxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  2. Higiene das mãos: Lavar as mãos regularmente com água e sabão, ou usar álcool em gel, é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a disseminação de vírus.
  3. Hidratação adequada: Beber bastante água ajuda a manter as mucosas hidratadas e mais resistentes a infecções.
  4. Sono: Durante o sono profundo, ocorre toda nossa cascata hormonal, bem como o fortalecimento do sistema imunológico e reposição de energia. Uma boa noite de sono é crucial para reduzir a inflamação no organismo. Recomenda-se dormir antes das 22h para obter os melhores benefícios.

As crises de tosse persistente são um problema comum nos meses mais frios, muitas vezes agravadas por fatores como inflamação, secreções e refluxo. 

Para aliviar a tosse e melhorar a imunidade, é essencial adotar uma série de cuidados, desde o uso de anti-inflamatórios e uma boa hidratação até práticas que previnem o refluxo e mantêm um ambiente saudável. 

“Fortalecer o sistema imunológico com uma alimentação equilibrada, higiene adequada, e exercícios físicos são estratégias fundamentais para enfrentar os resfriados e outras doenças respiratórias típicas dessa época do ano”, finaliza a Dra. Ananda.

Fonte: Dra. Ananda Lopes, médica otorrinolaringologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte