Quais os perigos de não higienizar e como limpar as esponjas de maquiagem?

9 de junho, 2022

A esponja de maquiagem se tornou muito popular e é prática na hora de fazer a make. Ela deixa a pele com um acabamento super natural, mas é preciso saber quando e como limpar esse item. É comum deixá-la na necessaire e esquecer de higienizar, entretanto, esse hábito pode trazer riscos.

Perigos de não higienizar 

Limpar as esponjas de maquiagem é rápido e fácil. Essa higienização é importante para evitar que a pele tenha acúmulo e propagação de germes e bactérias. Isso tudo resulta em várias espinhas e acnes espalhadas pelo rosto. 

Mas os perigos vão além da estética. As esponjas de maquiagem sujas podem causar conjuntivite, dermatite, micose e até mesmo herpes. Além de cuidar da esponja, é importante não compartilhar o item com outras pessoas. 

Leia também: Qual é a postura correta para lavar louça e passar roupa?

Como limpar esponja de maquiagem  

Como a esponja absorve o produto, a maquiagem entra nas camadas profundas e não fica apenas na superfície. Sendo assim, para limpar de forma mais segura, use um pote hermético, papel toalha, água, detergente neutro ou sabão neutro e demaquilante. Siga os passos a seguir: 

  • Esquente uma quantidade suficiente para encher a tigela e espere ficar morna. Então, coloque no recipiente com sabão ou detergente neutro. Misture para fazer espuma. 
  • Coloque a esponja na tigela e deixe que absorva a mistura por 15 minutos. Em seguida, tire do recipiente e coloque demaquilante ou produto para limpeza. 
  • Feito isso, esfregue a esponja nas mãos para que as sujeiras mais profundas saiam. Depois, enxágue em água corrente até que o sabão saia do item. Repita esse processo até que a espuma saia branca. 

Se você tiver muitas esponjas, uma outra opção é colocá-las na máquina de lavar. Aqui, é preciso usar um saco próprio para lavagem, que devem abrigar as esponjas durante o processo. Então, basta colocar sabão neutro e programar o modo delicado. 

Por fim, mais uma opção é colocar a esponja em uma caneca ou pote hermético, encher de água e sabão ou detergente neutro até que fique submersa, e esquentar por 1 minuto no micro-ondas. Depois, enxágue normalmente e deixe secar! 

Dica útil: Se a esponja é usada com frequência, deve ser trocada a cada três meses. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.