Como evitar varizes: médico vascular lista 5 dicas simples
Temidas por muitas pessoas, especialmente as mulheres, as varizes são um problema que costuma incomodar esteticamente e pode provocar dores na parte inferior do corpo. Por este motivo, “como evitar varizes” acabou se tornando um termo bastante procurado nos sites de busca, alcançando uma média de 2,4 mil pesquisas mensais.
De acordo com estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, cerca de 38% da população geral brasileira sofre com as veias dilatadas. Destes, 45% são mulheres e 30% homens, de todas as faixas etárias.
O problema, contudo, se agrava para os idosos: segundo os dados da pesquisa, 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes.
A boa notícia é que existem algumas medidas simples que podem ser tomadas ao longo da vida para evitar o aparecimento das varizes e todas as suas complicações. Saiba mais!
O que são as varizes
De acordo com o médico vascular Gustavo Marcatto, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), as varizes são aquelas veias dilatadas que aparecem especialmente nas pernas e normalmente podem ser vistas através da pele.
“Primeiro um pequeno vasinho de cor azulada é notado. Com o tempo, contudo, o aspecto pode se tornar mais grosso e isso também pode gerar dores e sensação de peso nos membros inferiores”, aponta.
Este problema ocorre quando as veias perdem a capacidade de promover o retorno venoso do sangue dos pés, pernas e coxas para o coração, causando a sensação de peso, formigamento e maior sensibilidade nestas regiões.
Diante disso, é possível classificá-las de três formas:
- Telangiectasias, que são popularmente conhecidas como vasinhos e possuem diâmetro de até 1 milímetro;
- Veias reticulares, que possuem 1 a 3 milímetros de diâmetro;
- Veias varicosas, que ficam com aspecto protuberante e por serem maior do que 3 milímetros.
Vale ressaltar que, mesmo podendo surgir em qualquer pessoa – seja homem ou mulher, como dito anteriormente -, existem algumas predisposições para o aparecimento das varizes.
Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais e pessoas com idade mais avançada, obesas, sedentárias ou que passam muito tempo em pé costumam são as principais “vítimas” deste problema de circulação.
Leia também: Sintomas, tratamento e como evitar varizes na gravidez
Como evitar varizes
Segundo Marcatto, é possível evitar as varizes apenas mudando alguns hábitos, fazendo com que o organismo funcione em perfeita harmonia. Veja a seguir quais são eles:
Beba água
A primeira coisa a se fazer contra as varizes é manter uma boa hidratação do corpo, com a ingestão de pelo menos 2,5 litros de água por dia.
“Isso facilita o bom funcionamento do sistema circulatório, evitando que a circulação fique pesada e atrapalhe o retorno do fluxo de sangue às pernas”, explica o médico.
Se alimente bem
Aposte em uma alimentação rica em frutas e verduras, e evite alimentos gordurosos.
“Esse hábito facilita o funcionamento geral do organismo e evita sobrecarga de circulação na região abdominal, favorecendo, também, o retorno circulatório aos membros inferiores”, pontua Marcatto.
Pratique exercícios físicos
Segundo o profissional, as atividades físicas desempenham duas importantes funções para nosso corpo.
Leia também: Conheça os melhores exercícios para evitar varizes
“Primeiro, estimula o sistema cardiopulmonar a melhorar a capacidade respiratória e circulatória geral. E segundo, promove o fortalecimento da musculatura da perna, principalmente da panturrilha (considerada nosso segundo coração), o que ajuda na melhora do fluxo sanguíneo às pernas.”
Se movimente durante o trabalho
Um ponto que faz parte da rotina de milhões de trabalhadores é a posição em que o corpo fica ao longo de toda a jornada de trabalho. Com isso, de acordo com o médico vascular, é necessário evitar passar muito tempo sentado ou em pé.
Leia também: Afinal, o home office pode aumentar as varizes?
“O ideal é realizar caminhadas ou movimentos regulares com a musculatura da panturrilha, para estimular a chamada circulação de retorno. Portanto, evite ficar muito tempo parado, seja sentado ou em pé. O mais recomendado é que a cada duas horas se faça um pequeno exercício com as pernas para ajudar na prevenção das varizes”, recomenda.
Procure tratamento preventivo para evitar varizes
Assim como qualquer outro problema de saúde, é necessário sempre manter seus exames regulares e pensar na prevenção de doenças.
No caso das varizes em específico, é possível que elas tenham origem hereditária. Portanto, se o problema já afetou avós, pai, mãe, pode certamente aparecer em outro membro da família.
Com isso, este paciente já pode procurar um médico vascular para dar início aos tratamentos preventivos.
“Desde aquele primeiro vaso que aparece ou quando há fatores de risco como trombose, ou casos de varizes em parentes próximos, é importante que se faça uma consulta preventiva com o médico vascular para iniciar o tratamento o quanto antes. Essa é a medida mais efetiva para evitar o agravamento das varizes, na maior parte dos casos”, aconselha Marcatto.
Fonte: Gustavo Marcatto, médico vascular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).