Como evitar ressaca durante as festas de fim de ano?

Alimentação Bem-estar Saúde
14 de Dezembro, 2022
Como evitar ressaca durante as festas de fim de ano?

Que brasileiro gosta de uma festa não é novidade para ninguém. O clima de fim de ano chegou com tudo, assim como as festividades. Afinal,  não tem nada melhor do reunir a família e amigos para comer e beber bem. Mesmo que seja um momento de confraternização, não é legal passar do ponto e, assim, ter que lidar com algum mal-estar. Por isso, vale seguir algumas dicas na hora de beber durante as festas e entender como evitar ressaca – afinal, o dia seguinte sempre chega…

Basicamente, a ressaca ocorre porque o organismo precisa se desdobrar para absorver e metabolizar grande quantidade de bebida alcoólica. O alcool, por si só, já é uma substância que causa dano ao organismo. Dessa forma, em situações em que há um consumo exacerbado desses líquidos, ele acaba sobrecarregando outros órgãos no processo. O fígado, por exemplo, produz enzimas para ajudar na absorção do álcool. Infelizmente, essas enzimas produzidas em excesso também são prejudiciais ao organismo. 

Por isso, quando o álcool já se foi, a concentração dessas enzimas, que são muito tóxicas, ainda é alta, o que gera dano ao organismo. Por outro lado, o sistema nervoso, que se adequou aos efeitos prazerosos do alcool se vê em crise de abstinência quando a quantidade de alcool no sangue começa a diminuir. O resultado geral é dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e extremo cansaço.

Como evitar ressaca?

Aquele famoso ditado popular “melhor prevenir do que remediar” nunca foi tão verdadeiro. Isso porque não há comemoração que valha a pena todos esses sintomas bastante incômodos no dia seguinte. Assim, a melhor forma de aproveitar sem deixar de beber e não ter ressaca é tomando alguns cuidados prévios. 

Primeiramente, o que mais influencia no surgimento ou não da ressaca é o teor de álcool consumido. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, aponta que a dose padrão de consumo diário é de 10 a 12g de álcool puro, o que equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado. No entanto, em comemorações, é bem provável que o consumo ultrapasse essa média.

A primeira dica é: nunca beba de estômago vazio. Coma antes de começar a ingerir a bebida alcoólica. 

Além disso, durante as partidas é comum que as bebidas estejam acompanhadas de petiscos. Isso é bom, já que alimentar-se enquanto consome álcool ajuda a retardar a absorção da substância. 

Revezar a bebida alcoólica com água é a principal forma de evitar ressaca. Isso porque ela vai ajudar a combater a desidratação causada pela ingestão de álcool. Além disso, você também pode consumir outras bebidas sem álcool durante as partidas, como sucos e chás. 

Outros truques válidos nesses momentos para ajudar a evitar o mal-estar no dia seguinte são, por exemplo:

  • Comprar bebidas menores;
  • Beber em copos menores;
  • Beber devagar – uma forma de conseguir é fazendo pausas entre os goles e apoiando o copo na mesa.

O dia seguinte

No dia seguinte, lembre-se de beber bastante água e líquidos que ajudem a reidratar o organismo. Tente dar o descanso necessário para o seu corpo e não force-o caso esteja se sentindo mal. Caso não dê para evitar a ressaca e você acorde indisposto, procure comer alimentos leves, por exemplo, abacaxi, limão, melancia, melão, banana e folhas e hortaliças.

A garrafinha de água deve ser o seu fiel escudeiro e você também pode investir em água de coco ou bebidas esportivas saborizadas para se recuperar logo.

Na maioria das pessoas, o corpo irá restaurar rapidamente o equilíbrio eletrolítico assim que os efeitos do álcool diminuírem. Em última análise, o único remédio seguro para ressaca é prevenir que ela ocorra ao beber com moderação ou optar por não beber.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.