Saiba como evitar os vazamentos na fralda do bebê

Gravidez e maternidade Saúde
25 de Maio, 2023
Saiba como evitar os vazamentos na fralda do bebê

À medida que o bebê cresce, as movimentações são cada vez mais constantes. Para a alegria dos pais e das mães, os primeiros passos ou ainda o engatinhar, que tendem a acontecer entre 7 e 11 meses, são momentos encantadores, mas também podem vir acompanhados de vazamentos na fralda.

Sem dúvidas, o escape é uma situação que gera desconforto, tanto nas mães quanto nos bebês. As razões para isso acontecer podem ser diversas como tamanho errado da fralda, pressa na higienização do bebê e falta de ajustes na colocação. Para evitar que essa situação aconteça, algumas dicas podem contribuir com o bem-estar do bebê. Confira a seguir.

Como evitar os vazamentos da fralda do bebê

O primeiro passo para evitar vazamentos é não demorar para trocar a fralda do bebê. De acordo com Thais Bustamante, pediatra e neonatologista, o pequeno deve ser trocado sempre que evacuar, ao final de cada mamada ou ainda a cada 3-4 horas. “O que vier primeiro”, orienta a especialista.

Em segundo lugar, é fundamental escolher uma fralda adequada para manter o seu bebê sempre sequinho.

Como escolher uma fralda adequada para evitar vazamentos?

Com tantas opções disponíveis nas prateleiras, nem sempre escolher uma fralda adequada para o seu bebê é tarefa fácil. A missão exige dos pais uma atenção especial para avaliar alguns critérios que contribuem para a saúde do pequeno, já que as fraldas o acompanharão, pelo menos, até 1 ano e meio de vida. A seguir, confira algumas dicas para fazer a escolha certa:

1. Ajuste no corpo

Fraldas que se adaptam são fundamentais para evitar vazamentos desconfortáveis. Ou seja, aquelas que vestem o bebê e abraçam corretamente o seu corpo. Os modelos de fraldas com cintura elástica 360º e a curva em S que se adapta ao corpinho do bebê, como a Pampers Pants, são ideais para fornecer um ajuste perfeito para o seu pequeno.

2. Boa absorção

Principalmente para os períodos noturnos, a fralda precisa ter uma boa absorção para evitar que o xixi e o cocô fiquem em contato direto com a pele do bebê, o que pode despertar alergias e assaduras.

Neste caso, modelos que contém gel ajudam a absorver e reter a umidade no interior da fralda, ajudando a manter a pele mais seca e saudável, a fralda Pampers Pants garante até 12 horas de sono sequinho* por meio de um gel mágico e uma camada ultra-absorvente.

3. Prática e fácil de trocar

Vazamentos também são comuns no momento da troca da fralda. Por isso, é interessante optar por um modelo de fralda que seja fácil de colocar no bebê, mesmo quando ele está em movimento.

Nesse quesito, as fraldas do tipo “shortinhos” saem na frente e oferecem ainda mais conforto no momento de higienização do bebê e é super fácil de tirar também, é só rasgar na lateral para tirar a fraldinha.

4. Fácil de descartar

Ter a fralda vazada no lixo de casa certamente é algo que os pais querem evitar a todo custo. Por isso, opte por uma fralda que seja fácil de descartar. Em especial, aquelas que possuem a fita de descarte facilitam a dobra na hora de colocar no cesto de lixo.

Veja também: Seu bebê não quer mamar? Veja 5 possíveis motivos e o que fazer

Escolha o tamanho de fralda correto

Além dessas dicas, para evitar vazamentos na fralda do bebê, o tamanho fralda precisa ser sempre reavaliado pelos pais, que devem fazer os ajustes necessários à medida que o pequeno vá ganhando peso. A seguir, confira a jornada de crescimento da criança de acordo com o seu tamanho.

Fralda RN (recém-nascido)

Indicada para bebês de até 3,5kg. Além do uso na maternidade, o menor tamanho também é indicado para os primeiros dias de vida do bebê.

Fralda P (pequena)

É indicada para bebês entre 3,5 e 5kg. Depois de ganhar peso, o pequeno passa para o segundo tamanho disponível no mercado. Nesta fase, são cerca de 8 trocas de fralda diariamente.

Fralda M (média)

Para bebês de 5 a 9kg. A quantidade de fralda diminui mais um pouco perto do 5º mês. São 6 trocas por dia, ou seja, cerca de 180 no mês.

Fralda G (grande)

Ideal para bebês de 9 a 12kg. O número cai para 5 trocas de fralda por dia, e o total do mês também diminui para 150.

Fraldas GG (extra-grande)

Indicada para crianças com mais de 12kg. O consumo é o mesmo do tamanho anterior. No entanto, nessa fase geralmente a criança já se encaminha para a retirada da fralda.

Contudo, vale reforçar que os bebês têm formas e tamanhos diferentes, então não há problema se o seu bebê estiver fora da faixa. Nesse caso, use o bom senso para ajustar o tamanho da fralda.

*Pode variar de acordo com hábitos e características do bebê.

Conheça nossa campanha de mamãe e bebê!

Fonte: Thais Bustamante, pediatra e neonatologista.

 

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo