Verde ou maduro: como escolher mamão
O mamão é um alimento bem nutritivo e pode ser dividido em diversos tipos, como o papaya e o formosa. A fruta pode ser consumida em vitaminas, cremes, pudim, doces e até mesmo em receitas salgadas. Mas, para acertar nos preparos, saber como escolher o mamão corretamente é necessário.
Seja no café da manhã ou na salada (sim, fica uma delícia!), a fruta traz diversos benefícios por ser fonte de vitaminas A e C, que ajudam a prevenir diversas doenças. Além disso, ela também deixa os ossos e a imunidade mais fortes, e dá muita energia para o dia-a-dia. Contudo, na hora de comprar, pode parecer bem difícil acertar o melhor “ponto”.
Leia também: Semente de mamão: Existem benefícios nessa parte da fruta?
Como escolher o mamão maduro
Nas lojas, prestar atenção nos rótulos é a melhor forma de escolher o mamão sem erros. Os alimentos de tamanho pequeno tendem a ser mais saborosos. E se você está em busca de um mamão doce e maduro, priorize sempre as cascas que estão começando a mudar do verde para o amarelo ou o laranja.
Optar pela fruta que já esteja bem laranja e sem machucados também é uma ótima opção. Para conservar a fruta, mantenha o mamão em temperatura ambiente. Por fim, só coloque na geladeira quando ele estiver totalmente maduro. Se for escolher o mamão verde para usar em saladas ou outras receitas crocantes, opte pela fruta dura e com a casca verde-escura. Dessa forma, a polpa e assementes do mamão são brancas e ele pode ser guardado na geladeira.
Viu como não é um bicho de setes cabeças? Além disso, é possível saber se um mamão está maduro pelo cheiro. Geralmente, ele cheira muito bem e é macio. Por isso, quando é cortado, as sementes saem com muita facilidade. Evite ao máximo escolher alimentos com machucados na casca. Por fim, se ele estiver mole demais ou com uma cor estranha, é sinal de que estragou.