Como eliminar gases rapidamente? Veja dicas que podem ajudar

Saúde
11 de Setembro, 2023
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Como eliminar gases rapidamente? Veja dicas que podem ajudar

Os gases são uma reação natural do nosso organismo. Geralmente, eles se formam após a fermentação realizada por bactérias presentes no estômago e no intestino quando comemos algo. Entretanto, dependendo da refeição, podemos sofrer com o excesso de gases que causa inchaço abdominal e em alguns casos, dor ao se movimentar. A seguir, saiba como eliminar os gases rapidamente e aliviar esses incômodos.

Veja também: Tem prisão de ventre? Confira dicas para se livrar do problema

Como eliminar gases rapidamente

Faça uma caminhada leve

O movimento estimula o trânsito intestinal e, como consequência, ajuda na eliminação do excesso de gases. Portanto, se você está com gases ou quer evitá-los, faça uma caminhada leve depois de comer para melhorar o processo de digestão.

Aposte em massagens suaves

Se possível, deite-se com o abdômen para o teto e faça movimentos de cima para baixo na região do estômago até o baixo ventre. Utilize ambas as mãos, que devem fazer uma pressão leve sobre a barriga. Enquanto faz a massagem, respire fundo e devagar.

Beba chás que facilitam a digestão e melhoram os gases

Alguns tipos de chás podem dar um empurrãozinho na para digestão. Por exemplo, erva-doce, hortelã, macela e boldo, possuem propriedades calmantes e que combatem os gases intestinais.

Contudo, bebida não deve ser adoçada e você pode servi-la quente ou fria — o importante é consumir logo após o preparo para manter as propriedades.

Fique em posições confortáveis

Algumas posições podem acelerar a eliminação dos gases, como a de cócoras. Permaneça por alguns minutos dessa forma. Caso ficar de cócoras seja desconfortável, deite-se com a barriga para cima, abrace as pernas e faça balanços laterais com o corpo.

Como prevenir o excesso de gases?

  • Atenção ao modo de preparo de alguns alimentos: leguminosas como grão-de-bico, feijões e lentilha são ricas em fitato, substância que provoca indigestão alimentar. Para evitar a ação do fitato, deixe os grãos de molho por 12 horas e troque a água do remolho nesse período. Além disso, troque a água do cozimento para retirar a espuminha expelida pelos grãos, que é repleta de fitato.
  • Evite alimentos gordurosos: essas opções costumam atrapalhar a agilidade da digestão. Como resultado, podem causar o aumento dos gases. Por isso, consuma esses alimentos em ocasiões específicas. Do mesmo modo, reduzir a quantidade de óleo no preparo das refeições é uma boa prática.
  • Preste atenção ao que você come: consumir um alimento diferente do habitual e observar possíveis reações ajuda a conhecer melhor o seu corpo.
  • Respire e coma sem interrupções: muitas vezes, as refeições são uma oportunidade para conversar com a família e os amigos. Porém, falar enquanto come pode favorecer a produção de gases, pois não respiramos corretamente. A mastigação também é comprometida, com o risco de o alimento chegar ao estômago em pedaços maiores. Então, tente falar o mínimo possível e apreciar os alimentos.
Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso