Como desfiar o frango?
O frango é um alimento versátil. Isso significa que existem diversas formas de prepará-lo, e uma delas é cozido. Após esse processo, é possível desfiá-lo e utilizá-lo no preparo de patês ou no recheio de tortas e outras preparações. Mas afinal, você sabe como desfiar o frango? Veja algumas opções!
Leia mais: Influencer faz “dieta do frango cru”. Veja riscos
Como desfiar o frango?
Veja algumas opções de como desfiar o frango cozido:
Na panela de pressão ou em recipientes
Logo após cozinhar o frango na panela de pressão, retire a água e comece a agitar bem a panela durante 30 segundos. Então, deixe esfriar e coloque em potinhos ou saquinhos para congelar. Também pode ser feito fora da panela de pressão, em recipientes como potes com tampa que vede bem.
Desfiar o frango na batedeira, no processador ou no liquidificador
Se você quer desfiar o frango de um jeito mais moderno pode usar a batedeira, processador ou liquidificador, afinal, todos esses aparelhos são ideais para triturar alimentos. Para isso, o processo é simples, basta colocar os pedaços do frango no recipiente e então bater em velocidade baixa. Mas uma dica importante é que você realmente precisa desfiar o frango na potência menor, senão o alimento pode virar pó.
Martelo de cozinha
Embora antiga, a técnica ainda funciona para desfiar o frango. Assim, para utilizá-lo, faça o seguinte: depois de cozinhar o frango, coloque-o em cima de uma tábua. Bata com o martelo até que ele comece a “quebrar”. É importante que o frango esteja sem osso e sem pele. Após algumas marteladas, ele estará pronto e desfiado.
Desfiador
Se você faz receitas com frango desfiado com frequência ou não quer ter esforço na cozinha, vale a pena apostar em um desfiador de frango. Existem vários tipos e todos são bem práticos. Então, para desfiar, corte-o em cubos e coloque dentro do utensílio. Rode de um lado para o outro e, em poucos minutos, você terá um frango desfiado perfeito para usar nas receitas.
Garfo
Quem não se importa em desfiar manualmente pode usar o garfo, as mãos ou os dois em conjunto. Para isso, basta colocá-lo em cima de uma tábua, segurá-lo com uma mão e, com a outra, passar o garfo aos pouquinhos. Evite cortar a peça em pedaços, porque um peito de frango inteiro, por exemplo, pode te dar mais segurança para desfiar. Lembre-se de desfiar o frango ainda morno, porque se ele esfriar, o processo pode ficar mais trabalhoso.