Como cortar frango sem erros e de forma prática
Pensando na praticidade, comprar frango em pedaços já separados é muito mais fácil. Contudo, esse tipo de carne tende a custar um pouco mais caro nos mercados. Por isso, saber como cortar frango é uma boa opção para quem quer economizar e fazer receitas com partes diferentes do animal. Aprenda o passo a passo:
Afinal, como cortar frango?
Antes de mais nada, você pode começar limpando o frango — ou seja, retirando as suas vísceras e as partes que não costumamos comer. Em seguida, vire o peito do frango para cima, afaste as pernas do corpo e com uma faca afiada, corte a pele que fica entre o peito e a coxa. Vire o frango de lado e dobre cada perna para trás. Corte através da articulação e da pele, separando completamente a perna. Nas pernas já arrancadas, vire o lado da pele para baixo e corte as “juntas”, ao longo da linha da gordura, desencaixando a coxa da sobrecoxa.
Leia também: Como limpar air fryer (por dentro e por fora)
No caso das asas, puxe cada uma para longe do corpo, corte as “juntas” e retire os pedaços. Com as partes mais fáceis removidas, levante o frango e, pela caixa torácica, corte-o para baixo. Em seguida, corte as articulações dos ombros, separando o peito das costas.
Depois, coloque o lado da pele do peito para baixo. Separe os dois pedaços de peito, dividindo o osso central e cortando a carne e a pele. Pretende dividir o peito em mais pedaços? Vire cada lado da pele para cima e corte através do osso, ao meio e na diagonal.
Por fim, é possível usar as tesouras de cortar frango para separar as partes. Elas são práticas e encontradas em supermercados e açougues.
Dica útil: As sobras das costas e do pescoço do frango podem ser utilizadas para preparar caldos, que servirão de base para risotos, molhos e sopas.