Como começar a se exercitar?
Seis em cada dez brasileiros estão acima do peso ideal para uma boa saúde, de acordo com o Ministério da Saúde. Desses, 20% possuem obesidade. Uma das principais causas é o sedentarismo, isto é, a falta de atividade física regular. Mas afinal, como começar a se exercitar? Veja algumas dicas!
Os riscos do sedentarismo
O sedentarismo aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças no fígado, diversos tipos de câncer, problemas renais, asma, entre outros.
“Sair do sedentarismo e praticar atividade física, além de melhorar o coração, a pressão arterial, reduzir a glicemia, o colesterol, libera neurotransmissores que promovem o bem-estar”, afirma o médico do esporte Fernando Willington, do Hospital Cardiológico Costantini.
Apesar da Organização Mundial da Saúde recomendar 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada e 75 minutos de atividade física vigorosa, nem todo mundo encontra tempo para colocá-la em prática. Assim, o corre-corre dos dias modernos costuma ser a principal justificativa dada por quem não consegue se exercitar. “A falta de tempo não é desculpa, basta comparar esses minutos com as horas que você passa por dia no celular, por exemplo”, explica o doutor Willington.
Como começar a se exercitar?
Antes de começar é necessário, primeiramente, escolher uma atividade que você gosta. Por exemplo, caminhada, corrida, natação, vôlei, basquete, andar de bicicleta, ou começar a se exercitar em uma academia.
“Bastam três semanas de prática regular para a atividade virar um hábito”, diz Willington. Veja dicas do médico para deixar a preguiça para trás e sair do sedentarismo:
- Encontre uma atividade física que você goste: Assim, as chances de se manter motivado e continuar se exercitando são muito maiores;
- Comece aos poucos: Progrida de maneira gradual, para evitar lesões, fadiga e outros problemas. Observe os sinais do seu corpo;
- Troque o elevador pela escada: A substituição ajuda a tonificar os músculos das pernas, melhora o condicionamento físico e cardiovascular, aumenta a massa muscular, além de queimar calorias;
- Faça atividades a pé: experimente ir à padaria, ao supermercado, fazer compras ou mesmo visitar alguém a pé;
- Tenha metas alcançáveis: É mais produtivo estabelecer pequenas metas que sejam viáveis. Além disso, é importante comemorar cada conquista;
- Por fim, mas não menos importante: consulte um médico! Antes de qualquer alteração no seu ritmo de vida, consulte um médico e faça exames periódicos conforme sua orientação.
Fonte: Dr. Fernando Willington, médico do esporte do Hospital Cardiológico Costantini.