Como aproveitar as festas de fim de ano sem culpa?

Alimentação Bem-estar
07 de Dezembro, 2023
Como aproveitar as festas de fim de ano sem culpa?

Fim de ano é sinônimo de momentos especiais com muitas comidinhas gostosas e drinks. Nessa época, é comum as pessoas relaxarem com a dieta e aumentarem o consumo de álcool. Porém, tais fatores podem provocar o ganho de peso. Mas é possível fazer escolhas e trocas inteligentes para minimizar as derrapadas e escapar da ‘famosa’ ressaca no dia seguinte. Por isso, veja dicas de um nutricionista de como aproveitar as festas sem culpa.

Leia mais: Como fazer detox do corpo entre o Natal e o Ano Novo?

Como aproveitar as festas: prepare-se antes

De acordo com Diogo Cirico, nutricionista funcional da Growth Supplements, a recomendação é que as pessoas intensifiquem a rotina de treinos e mantenham uma dieta com menos calorias no período anterior às confraternizações.

“A maioria das pessoas faz dieta para perder peso depois das festas, certo? Mas se perderem peso antes podem estar mais livres para aproveitar as confraternizações sem culpa. Assim, você pode equilibrar melhor o jogo”, define.

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas

Há, ainda, estratégias que podem ajudar a reduzir a quantidade de calorias consumida no período. “A primeira delas é inserir mais vegetais nas receitas. Além de terem mais nutrientes e serem saudáveis, eles aumentam a sensação de saciedade e têm menor quantidade de calorias”, diz.

Outra dica do especialista é adaptar receitas tradicionais por versões menos calóricas ou simplesmente trocar alguns ingredientes para deixar as preparações mais leves. “Há muitos sites de receitas mais saudáveis e menos calóricas para aqueles pratos comuns do fim de ano, com adaptações low carb e zero açúcar. Mas, se você não quiser adaptar toda receita, pode trocar alguns ingredientes mais calóricos, como açúcar, azeite ou farinha de trigo por ingredientes mais lights, como farinha de aveia e adoçantes, por exemplo”, pontua.

Além disso, é possível reduzir danos trocando bebidas como sucos e refrigerantes por versões zero calorias. “Você pode fazer o mesmo com as bebidas tônicas usadas no preparo de drinks, bem como optar por cervejas lights, que têm menos calorias”, enumera.

Dicas para se livrar da ressaca

Vai beber e não quer ter ressaca no dia seguinte? Primeiramente, mantenha o corpo hidratado. Além disso, não comece a beber com o estômago vazio e não abuse do consumo de calorias. “A receita é simples: para cada copo de bebida alcoólica consumida, tome um copo de água. Também não beba com o estômago vazio. Isso porque beber sem se alimentar facilita a entrada do álcool na circulação sanguínea. Então, o efeito no organismo será mais intenso”, explica o nutricionista.

Outra dica valiosa é não sobrecarregar o aparelho digestivo com grande quantidade de alimentos, grandes concentrações de açúcar e gordura. “Isso dificulta o trabalho do organismo, que já está sobrecarregado metabolizando o álcool e as toxinas, e agrava o mal-estar provocado pela ressaca”, completa.

Dicas de trocas inteligentes

  • Salpicão light: substitua o azeite por queijo cottage;
  • Farofa light: substitua a farinha de mandioca por quinoa cozida;
  • Rabanada proteica: substitua a farinha usada na hora de empanar o pão por whey protein;
  • Chocotone low carb: substitua o açúcar por adoçante e a farinha de trigo por goma xantana e farinha de amêndoas;
  • Troque cerveja comum por cerveja light ou 0% álcool;
  • Use a versão zero calorias para bebidas tônicas usadas no preparo de drinks;
  • Troque sucos e refrigerantes por versões zero calorias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais