Como acabar com as formigas em casa de forma segura?

Bem-estar Casa
18 de Março, 2022
Como acabar com as formigas em casa de forma segura?

Quem nunca deixou alguma bebida ou um alimento açucarado em cima da pia e, quando percebeu, o local estava completamente dominado por formigas? Problemas como esse estão se tornando cada vez mais comuns. Por isso, saber como acabar com as formigas de forma segura é muito importante — afinal, precisamos preservar também a saúde das crianças e dos pets que moram na casa!

Achou formigas no seu chocolate e decidiu comer mesmo assim? Ignorar a presença delas não é recomendado, já que esses insetos andam por diversos lugares e acabam carregando, consequentemente, bactérias que podem gerar doenças. Além disso, vale lembrar que algumas espécies picam e mordem, o que provoca desconforto e dor. 

Leia também: Entomofobia: Entenda o medo de insetos e como identificá-lo

O professor, neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu Agrela conta que a principal causa de uma infestação de formigas é justamente o acúmulo de material orgânico. De acordo com o  especialista, elas entram nas residências quando descobrem por lá boas fontes de alimento. Assim, cumprem seu ciclo recolhendo as comidas e saindo para levá-las de volta à colônia.

“Nas colônias, vivem larvas, pupas, muitas formigas trabalhadoras e uma ou mais rainhas. Para eliminá-las por completo, é preciso acabar com todas elas — caso contrário, a colônia apenas irá se deslocar. Mas não podemos nos esquecer que elas são importantes para a natureza. Use um aspirador de pó para removê-las de dentro de casa e em regiões próximas. Da mesma forma, acabe com aglomerações de madeiras e detritos. Evite também restos de comida e mantenha a casa limpa, selando os locais onde elas fizeram buracos”, ressalta. 

Como acabar com as formigas de forma natural? 

  • Borrife água com sabão em frestas e buracos; 
  • Vede os locais por onde elas entram e saem;
  • Use aromas fortes;
  • Faça iscas com alimentos que as atraem, como açúcar, e coloque inseticida.

“Crie barreiras defensivas com ervas ou produtos em pó que tenham cheiro forte. Cuidado com produtos tóxicos para não prejudicar a saúde das pessoas da casa e dos animais de estimação”, conclui Agrela. 

Fontes: Fabiano de Abreu Agrela, professor, neurocientista e biólogo.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor