É saudável comer apenas frutas?

Alimentação Bem-estar
25 de Março, 2020
É saudável comer apenas frutas?

Não há dúvidas de que frutas são parte importante de uma alimentação saudável. Mas, será que seguir uma dieta exclusivamente composta por elas, seja por filosofia ou por se pretender emagrecer, é mesmo saudável?

As frutas são uma excelente fonte de antioxidantes e vitaminas. Também são ricas em fibra alimentar. Mas, é possível afirmar que uma dieta “frutariana” seria altamente restritiva e, por isso, apresentaria riscos à saúde. Portanto, excluir demais grupos de alimentos não é recomendável, visto que isso poderia implicar na deficiência de nutrientes.

Além disso, esse estilo alimentar pode provocar picos glicêmicos exagerados que prejudicam a saúde do organismo. O Índice Glicêmico (IG) é o valor usado para medir a velocidade com que um alimento, especialmente quando contém carboidratoslibera glicose na corrente sanguínea. Assim, conhecer a classificação dos alimentos é importante tanto para quem deseja levar uma vida mais saudável quanto quem pretende emagrecer

Contudo, aumentar com frequência a glicemia através de alimentos de alto IG é ruim para o nosso corpo, pois pode sobrecarregar o pâncreas. Esse órgão é responsável por liberar insulina, o hormônio que capta a glicose e a leva para as células com o objetivo de nutri-las. Essa sobrecarga pode fazer com que o indivíduo apresente, primeiro, um quadro de resistência à insulina, que, no futuro, pode se transformar em diabetes, por exemplo.

Qual a quantidade ideal de frutas por dia?

De acordo com a pirâmide alimentar brasileira, a recomendação geral para ingestão de frutas e vegetais é de pelo menos 400 gramas por dia, ou cinco porções de 80 gramas. Supondo que metade dessas recomendações sejam provenientes das frutas, você deve consumir algo entre duas a cinco cotas diárias.

No entanto, é importante observar que esse alimento deve idealmente ser ingerido como parte de uma dieta bem equilibrada que inclui uma variedade de outros alimentos integrais.

Diversos nutrientes vitais para a saúde geral estão ausentes em uma dieta baseada em frutas. Isso inclui:

  • Proteína
  • Gordura
  • Cálcio
  • Vitamina B
  • Ômega-3

Leia mais: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o