O que comer durante a amamentação

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
24 de Janeiro, 2020
O que comer durante a amamentação

O período de amamentação é importante para a saúde do bebê e também para a da mãe. Por isso, é preciso saber o que comer durante essa fase tão essencial. 

A importância da amamentação

Além de ser vital para a saúde do recém-nascido, a amamentação ajuda a criar um forte laço entre a mãe e o bebê, um verdadeiro vínculo afetivo. Isso beneficia não apenas os pequenos, mas também as mulheres, pois ameniza os sintomas de ansiedade, aumenta a segurança e, fisicamente, faz com que seu útero volte ao tamanho normal mais rapidamente. 

Também, isso torna a lactante menos propensa a sofrer de problemas como, por exemplo, a osteoporose. Ainda, ajuda a voltar ao peso de antes da gravidez.

O que comer durante a amamentação

O leite materno é essencial para o bebê, principalmente devido ao seu alto valor nutricional. Rico em proteínas e anticorpos, é um alimento completo para o recém-nascido. 

Por isso, é enorme a importância da nutrição maternal durante esse período. Assim, há alguns alimentos ideais para comer na amamentação. 

Frutas 

Ricas em vitaminas e antioxidantes, frutas são um dos alimentos mais importantes nesse período. Além de renderem energia e nutrientes, ajudam na hidratação do organismo.

Manter-se hidratada é essencial nessa fase, por isso, além das frutas, é preciso beber água (aproximadamente dois litros diariamente).

Leia também: Porque emagrecer fica mais difícil com a idade e depois dos filhos

Fontes de proteína 

Carnes brancas, mais magras, bem como laticínios com baixo teor de gordura e ovos são ótimas opções, pois são excelentes fontes de proteínas, macronutriente muito importante durante o período. Preferencialmente, é recomendado que a opte-se por peixes, 2 ou 3 vezes por semana.  

Legumes

Abundantes em nutrientes essenciais, minerais, vitaminas e até mesmo proteínas, os legumes são essenciais e precisam ser adicionados no cardápio. Além de leves e pouco calóricos, manterão a mãe e o bebê nutridos e energizados

Uma boa opção é consumi-los na sopa, pois os alimentos líquidos são mais facilmente metabolizados, rapidamente nutrindo o leite materno. Além disso, ajuda na hidratação. 

Além disso, optar por alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) é recomendado.

Leia também: Como fazer seu filho ter uma alimentação mais saudável

Alimentos que devem ser evitados

Além dos alimentos recomendados, é importante ressaltar que alguns devem ser evitados, pois podem prejudicar a saúde do bebê, bem como a da mãe. Também, há alimentos que provocam gases, o que pode acarretar em cólicas no recém-nascido. 

  • Bebidas alcóolicas
  • Industrializados
  • Cafeína
  • Chocolate 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida