Dicas para começar a emagrecer agora

Alimentação Bem-estar
12 de Setembro, 2019
Dicas para começar a emagrecer agora

Começar a emagrecer é uma das constantes resoluções de Ano Novo que você nunca cumpre. Então, talvez esteja na hora de reformular esse propósito e estabelecer hábitos diferentes para atingir de vez o objetivo de perder peso de forma saudável e duradoura. 

Não existe milagre: a consolidação do peso após o emagrecimento é obtida por meio de um conjunto de fatores, que exige controle emocional, incluem mudanças de hábitos e uma adaptação gradativa. Porém, existem alguns comportamentos-chave capazes de ajudar a dar o pontapé inicial no processo de emagrecimento. Portanto, comece com três regrinhas de ouro:

  • Tome café da manhã todos os dias e faça dele uma combinação de proteínas, fibras e gorduras boas para dar energia em vez de restringir logo cedo e “economizar calorias para mais tarde”. A primeira refeição do dia é a melhor aliada da disposição, além de trazer benefícios incríveis para o corpo. Diferentes estudos comprovam que a falta dela pode causar graves problemas de saúde.
  • Alimente-se regularmente a cada 3-4 horas, em vez de se esforçar tanto para não comer nada até o jantar (é assim que você acaba se entupindo de comida antes de dormir). 
  • Programe as refeições e oportunidades regulares para se manter ativo, como fazer uma caminhada todos os dias no mesmo horário. 

Seguir esses três passos para começar a emagrecer pode parecer simples, mas às vezes é um verdadeiro desafio aplicá-los na vida real. Mas, aliar essas atitudes com alguns ajustes em sua alimentação e a prática de atividades físicas é um caminho sem volta para uma vida com mais saúde e equilíbrio. Veja mais dicas essenciais:

Priorize a saúde pessoal avaliando sua rotina

É crucial considerar onde você está quando come durante o dia, porque seu ambiente determina que tipos de alimentos estarão disponíveis. Comer em casa, no trabalho ou no caminho de casa para o trabalho pode ser mais ou menos saudável, dependendo do que estará a seu alcance. Avalie sua programação e use-a como orientação para como colocar em prática um hábito mais saudável. Digamos que seu trabalho atual exija que você almoce fora todos os dias e cada vez em um lugar diferente. Comece a adicionar mais vegetais ao prato. Onde quer que você esteja, sempre existirá uma salada, sopa de legumes, ou um refogado à base de verduras. 

Defina limites que ajudarão a cumprir um cronograma

Se você ama comer panquecas no jantar, mas sua prioridade é emagrecer, será que esse prato é mesmo a sua melhor aposta? Estabeleça um limite para colocar isso em ação, como comer panquecas apenas no domingo e se comprometer a fazer mais jantares em casa durante a semana. Honrar o que é importante em prol de sua saúde mental, física e emocional não requer restrição de um alimento ou nutriente específico para a vida toda, mas pode significar uma restrição na frequência desse alimento.

Para começar a emagrecer é preciso regras

Você terá muito mais sucesso com seus treinos, por exemplo, e com os resultados obtidos se criar um cronograma definido. Se tiver mais energia pela manhã, tente fazer seu treino antes do trabalho. Se o exercício noturno se encaixa melhor em sua programação, faça-o depois do trabalho. Contanto que você se mantenha consistente, conseguirá os resultados que está procurando. Coloque isso no seu calendário para que saiba – mesmo que esteja exausto/com fome/mais ocupado do que nunca – que essa é uma prioridade.

Identifique suas vontades antes de agir

Reserve um segundo para avaliar o que realmente está acontecendo antes de atacar a geladeira. É fome ou vontade de comer? Você está com fome ou sede? Beba água ou uma bebida sem açúcar antes de devorar um lanche. Você está cansado e pensou em descontar a exaustão na comida? Hora de tomar um pouco de cafeína, render-se a um banho quentinho ou de, até mesmo, ir dormir.

Leia também: De quantas calorias eu preciso por dia?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!