Por que não se deve deixar o travesseiro no sol?

27 de julho, 2022

Colocar o colchão no sol é um hábito popular para deixar o item limpo. Seguindo essa lógica, fazer o mesmo com o travesseiro também é uma prática conhecida, contudo, pode não ser o mais indicado. Afinal, por que não se deve colocar travesseiro no sol?

Mesmo que o sol seja um ótimo meio para secar e limpar os objetos, no travesseiro a história é diferente. Como ele possui espumas internas, os resíduos de pele, gordura, secreções, bactérias e microrganismos ficam no interior. Sendo assim, expor ao sol gera aquecimento dessa espuma e, assim, o local fica úmido.

Dessa forma, o ambiente fica perfeito para a multiplicação desses microrganismos como ácaros e fungos. A temperatura do sol dificilmente é suficiente para matar os germes dentro do item e, mesmo que matasse, ainda restariam os cadáveres e fezes dos microrganismos no travesseiro. Um outro ponto é que os raios ultravioletas oxidam a superfície do travesseiro, deixando-a amarela. 

Leia também: Como limpar as roupas de cama de alguém doente

Colocar travesseiro no sol: como higienizar? 

O ideal é deixar o item em local fresco e arejado, mas dentro de alguma fronha. A luz deve ser indireta, para não correr riscos de proliferação de bactérias. Você também pode lavar o travesseiro na mão ou na máquina de lavar, entretanto, a higienização dessa forma deve acontecer ao menos uma vez na semana, afinal, os ácaros se espalham facilmente. 

Leia também: Como escolher o colchão ideal para uma boa noite de sono

Então, se optar por esse meio de limpeza, é importante deixar que o travesseiro seque por completo! A secagem deve acontecer em local arejado e sem contato direto com o sol. Levar o travesseiro para ser higienizado em uma empresa especializada também é uma opção indicada! 

Por fim, o recomendado é fazer a troca dos travesseiros por, no máximo, duas vezes por ano. Quando se trata da saúde, optar por travesseiros com espuma, látex ou fibra é melhor do que os de pena e paine.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.