Usar colírio para secar espinhas funciona?
De tempos em tempos, surgem dicas e tendências nas redes sociais que podem colocar a nossa saúde em risco. A nova moda, por exemplo, é a de usar um colírio específico para tratar e secar as espinhas do rosto. O ato já ganhou adeptos no Brasil, mas especialista alerta para os riscos. Entenda melhor:
Colírio para secar espinhas funciona?
Um vídeo de Bree Martin no TikTok já soma mais de 2,4 milhões de visualizações. Na publicação, a influenciadora afirma que guardou por muito tempo “a melhor maneira de encobrir uma espinha sem maquiagem.”
@breebreebby how to cover up a pimple with literally no makeup #acne #coverpimples ♬ original sound – bree martin
A técnica consiste em utilizar colírios que contenham a substância brimonidina. Esses medicamentos geralmente são prescritos para o tratamento de glaucoma ou pressão ocular elevada.
A médica Dra Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética, explica que a brimonidina também é usada como ativo na dermatologia, em concentrações e produtos específicos (normalmente em gel), para amenizar a rosácea. Talvez tenha partido daí a ideia de testar um colírio com o mesmo composto na acne.
Contudo, a especialista não indica fazer isso, é claro. Primeiro porque não há comprovação científica dos benefícios dos medicamentos oftalmológicos para a derme. Além disso, “podem haver reações adversas, como coceira e alergia causadas por uma solução que não foi feita especificamente para a pele.”
A brimonidina pode sim atuar como um anti-inflamatório e amenizar a rosácea. Mas somente quando em um produto específico para tal, e com a indicação e o acompanhamento de um médico.
Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle.